Esportes Titulo
Comitê paulista vistoria S.Bernardo
Por Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
28/10/2010 | 07:06
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O Comitê Executivo de São Paulo para a Copa do Mundo do Brasil em 2014 esteve ontem em São Bernardo para vistoriar alguns pontos da cidade, que almeja ser subsede da competição. Foram avaliados o Estádio 1º de Maio - que passa por reformas -, hotel e terreno, projetado para receber centro de treinamento.

O objetivo da visita é organizar informações do município e, junto com as de outros 49 candidatos paulistas, produzir um catálogo, que será encaminhado à Fifa até janeiro. "Estou aqui apenas para coletar e validar dados que nos passaram. Não posso emitir nenhum comentário sobre avaliação da cidade", explicou o assessor da SPTuris (São Paulo Turismo) e responsável pela vistoria André Bello.

No 1º de Maio, ele ficou bastante atento à estrutura como vestiários, setor da imprensa, arquibancadas, gramado e sala de musculação. Segundo o diretor da Secretaria de Esporte de São Bernardo, Fabio Balotta, além da reforma atual, o estádio deve passar por outra, que será concluída em 2012 ou 2013. "Vamos fechar o anel da arquibancada, que será toda coberta", revelou Balotta. Porém, a Prefeitura depende de verba do governo federal para iniciar o projeto.

O hotel escolhido fica próximo ao quilômetro 18 da Rodovia Anchieta. "Eles pediram somente um hotel porque a delegação, se escolher São Bernardo, não ficará hospedada em dois lugares. E aqui está muito perto do 1º de Maio", ressaltou Balotta.

O diretor também destacou que o futuro Centro de Atletismo, no antigo clube da Volks, está apto a receber treinamentos de futebol. "No projeto atual não está programado ter campo de futebol, mas nada impede que possamos mudar para receber um evento como a Copa do Mundo", afirmou Balotta.

O assessor da SPTuris lembrou que as delegações vão escolher os locais de treinamentos, depois de as candidatas terem suas cidades aprovadas pela Fifa. "Nós não temos um número de quantos municípios paulistas poderão ser sedes. Hoje, isso é praticamente impossível de prever". Após São Caetano e São Bernardo, Santo André será a próxima a ser vistoriada, o que deve acontecer em novembro.

Apesar de 50 cidades estarem pleiteando a vaga de subsede, apenas 20 atenderam aos pré-requisitos exigidos pela Fifa, em avaliação de março. Entre elas, estão os três municípios da região.

Blatter: ‘Estou acostumado com problemas'

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, garantiu que a entidade não está preocupada com a organização da Copa do Mundo no Brasil em 2014. O dirigente reconheceu que há problemas, mas que serão superados pelo País, assim como aconteceu na Alemanha, em 2006, e África do Sul, neste ano.

De acordo com Blatter, o Brasil vai superar suas dificuldades em três anos e meio, tempo que falta para a Copa. "Até o momento, estou muito contente com o andamento destas obras. Não tenho dúvida de que a Copa do Mundo no Brasil será grandiosa. Eu sei que existem alguns problemas (no andamento das obras). Mas, se não houvesse problema algum, então poderíamos disputá-la amanhã (hoje). Ou seja, (atraso) é algo normal", destacou o dirigente, em entrevista ao jornal Lance.

Para o presidente, as duas últimas Copas são exemplos de que tudo será resolvido. "Se levarmos em consideração o que aconteceu na Alemanha, em 2006, e com a África do Sul, em 2010, vamos constatar que também houve problemas. Então, estamos acostumados. Entendo que tudo é uma questão de confiança."

Ele também comentou sobre o imbróglio envolvendo a cidade de São Paulo, que definiu o estádio Fielzão como palco da Copa, mas que ainda não começou a ser construído. "Há esse problema que será resolvido pelas autoridades locais e esportivas."

No entanto, ele garantiu que o andamento das obras é observado pela Fifa. "Nós monitoramos todo o desenvolvimento não apenas relativo a estádios, mas também à organização em geral. Esta é a ocupação de nosso secretário geral (o francês Jerôme Valcke), monitorar o andamento do processo com sua equipe, que foi o que ocorreu na África do Sul. A Fifa vai monitorar toda a administração logística, técnica e de obras que será feita agora no Brasil". (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;