Setecidades Titulo Santo André
Estátua de João Ramalho é retirada para restauro e mudança de local

Após o reparo, com prazo de 120 dias, obra de arte vai para área na Praça dos Correios

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Cartão-postal de Santo André, a estátua de João Ramalho foi retirada ontem à noite da Praça IV Centenário, na região do Paço Municipal, para início do processo de restauração e posterior deslocamento de local. Técnicos da Prefeitura efetivaram a remoção do monumento, fixado com parafusos, e encaminharam para o atelier do artista José Bernardo Salazar Sancho, na cidade, onde permanecerá até o fim dos serviços. A previsão de obras é de 120 dias. Ao término do reparo, a alteração do equipamento se dará para área tombada, na Praça dos Correios, onde foi criado espaço em frente ao prédio para sua instalação.

O monumento foi erguido em homenagem ao bandeirante português, cofundador da Vila de Santo André da Borda do Campo. A produção original da estátua é datada de 1953, construída em bronze. O último restauro ocorreu há 19 anos, na ocasião da reinauguração, durante o segundo mandato de Celso Daniel – o evento ficou registrado justamente em 8 de abril de 2000, nas comemorações de aniversário do município. A Prefeitura justifica que se faz necessária a reparação do equipamento por “apresentar sinais de degradação natural”.

Mesmo erguida por metal resistente à corrosão, o Paço relata que devido a exposição da estátua e intempéries, crescente poluição atmosférica urbana, variações de temperatura, luminosidade e ação de insetos e pássaros, mesmo sendo construída em bronze, um metal de elevada resistência à corrosão atmosférica, com o passar dos anos sofrendo ação do tempo, ocasionou manchas e deterioração de partes da escultura. 

A administração andreense alega que a alteração do local, por sua vez, atende a um antigo pedido da comunidade portuguesa para instalação da estátua em local com maior visibilidade, requerido e aprovado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André). O custo do procedimento está estimado ao valor de R$ 143,7 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;