Cultura & Lazer Titulo
2 Filhos de Francisco agora para ver em casa
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
08/11/2005 | 08:29
Compartilhar notícia


Nem Tom Cruise, nem Keanu Reeves, nem Darth Vader, nem Batman. Quem desbancou Hollywood do topo da lista dos filmes mais vistos nos cinemas no Brasil este ano foram Zezé Di Camargo, Luciano e família. E já começou a pré-venda em DVD e VHS daquele que deve ser o título mais procurado do ano. 2 Filhos de Francisco – A História de Zezé Di Camargo e Luciano chega dia 7 de dezembro nas lojas para venda (R$ 29,90). Além do filme, estão previstos como extras cenas excluídas, erros de filmagem, um documentário e galeria de fotos. A expectativa é de que sejam comercializadas entre 400 e 500 mil cópias. Em cartaz há 12 semanas nos cinemas, 2 Filhos atingiu no último fim de semana 5.100.342 espectadores e é o nacional mais visto desde a retomada do início da década de 1990 e a quinta maior arrecadação em cinemas no país de todos os tempos: R$ 35.868.946,00.

Quem quiser ver o show da dupla em São Paulo no Olympia (r. Clélia, 1.517. Tel.: 3866-3000. Censura 14 anos) é melhor correr. Já foram vendidos mais da metade dos 2,3 mil ingressos para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, com preços entre R$ 60 e R$ 130. A última vez que os dois se apresentaram neste palco foi em março passado, quando foi filmada no show ao vivo a emocionante cena final do filme – se ainda não viu, não vamos estragar o impacto, mas tem a ver com a dupla reencontrando pai e mãe ao som de É o Amor.

A música forma um elo entre público e filme. É com ela que a dupla encontra o sucesso – o que todo mundo já sabe. Mas a história na tela percorre a gênesis dos artistas enquanto pobres no interior de Goiás, longe das oportunidades de São Paulo e Rio. Antes do furacão da fama, vem a dureza de conviver com o fracasso, com a pobreza, com a fome, com a tragédia familiar. Graças a um punhado de fichas telefônicas – hoje em dia, tem muita gente que nem sabe o que isso significa – e muito empenho pessoal e fé, o pai dos dois, Francisco, leva É o Amor ao topo das “paradas” numa rádio em Goiânia, quando todas as esperanças estavam perdidas.

Brasil profundo – Ponto para a história, que não melodramatizou a carreira da dupla sertaneja e mostrou com risos e lágrimas um Brasil profundo. Ponto para Breno Silveira, ex-diretor de fotografia que estreou mais do que com o pé direito na direção de longa-metragem e encontrou um jeito de fazer cinema popular com estética e menos cosmética. Saiu desta empreitada como um excelente diretor de atores – tirou a pasmaceira do Ângelo “beija-flor” Antonio e faz a gente ter vontade de comprar a trilha sonora. O CD, aliás, também chegou ao topo da lista dos dez nacionais mais vendidos no Estado de São Paulo semana passada.

2 Filhos de Francisco tem outra meta a perseguir. Em 31 de janeiro de 2006 serão conhecidos os cinco candidatos ao Oscar de filme estrangeiro em Los Angeles. 2 Filhos foi o escolhido entre 12 candidatos a candidato pelo Brasil. Se passar nesta etapa, o dia mais importante do filme passa a ser 5 de março de 2006, cerimônia do Oscar. Seu Francisco nunca imaginaria que vender toda a colheita do sítio – e perder as terras – para comprar uma sanfona para os meninos alimentaria mais do que um sonho sertanejo.

2 filhos, muitos números

- Com mais de 5 mi espectadores, 2 Filhos de Francisco é o filme mais visto no país este ano e o maior público do cinema nacional desde a retomada na década de 1990

- Filme custou R$ 6 mi. Teria custado R$ 9 milhões, mas Zezé Di Camargo e Luciano abriram mão de seus direitos de uso de imagem

- Arrecadou mais de R$ 35 mi, ou cerca de US$ 15 mi

- 250 fã-clubes acompanham a dupla

- Foi escolhido entre 12 candidatos para representar o Brasil numa possível indicação ao Oscar de filme estrangeiro

- É a 5ª maior arrecadação no país, só perde no Brasil para Titanic, Homem Aranha 1 e 2 e A Paixão de Cristo, nesta ordem

- A média de público dos shows de Zezé Di Camargo e Luciano é de 20 mil

- A dupla faz  140 shows por ano 500 mil cópias é a expectativa de vendas para o DVD do filme

- Segundo o Instituto da Cidadania e Fundação Perseu Abramo, a música sertaneja é o gênero preferido, 30% , por jovens entre 15 e 24 anos, seguida pelo rock, 28%

- Número de CDs vendidos pela dupla: 22 milhôes

- A partir da próxima sexta-feira o filme entra em sua 13ª semana em cartaz




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;