Setecidades Titulo Meio Ambiente
Alunos destacam importância de tomar atitudes na questão do lixo

Estudantes sugerem soluções ao problema em concurso de redação

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
22/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Ter iniciativa e fazer o que está ao alcance de cada um. Foi com esse pensamento que os alunos da EE Professor José Fernando Abbud, no bairro Serraria, em Diadema, participaram ontem do 11º Desafio de Redação. O concurso literário promovido pelo Diário, com correalização da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), tem como tema O Lixo Nosso de Cada Dia.

A instituição, que tem 800 alunos entre os ensinos Fundamental 2 e Médio, é coordenada por Edna Aparecida dos Santos Souza, 56 anos. Segundo ela, ano passado a unidade desenvolveu projeto com recicláveis e, agora, o conteúdo programático foi reforçado. “A proposta é importante para eles refletirem e observarem as ações positivas, tirando conclusões e boas sugestões de solução.”

Isaque Martins, 15, do 1º ano do Ensino Médio, acredita que o cuidado com o patrimônio público é fundamental para a sociedade. O adolescente recolhe o lixo que é jogado em praça próxima à sua residência, além de papéis que às vezes encontra na escola. “O tema (do Desafio) é importante pela ignorância de certas pessoas, porque o lixo pode se tornar algo relevante. Tudo que vemos no mundo exterior é somente resultado daquilo que temos por dentro de nós. Na minha casa, por exemplo, separo o lixo e deixo para os coletores pegarem”, conta.

“Eu preferia que a escola, a rua e as praças fossem mais limpas. Para melhorar, é preciso da ajuda do povo. Ao comer alguma bala é preciso jogar o papel no lixo, por isso gostaria que as coisas fossem mais organizadas”, aponta Alanys da Silva, 15, também do 1º ano.

O professor Jaime de Souza, 41, leciona a disciplina de Língua Portuguesa há 20 anos na instituição e considera a redação fundamental. “O desafio faz o aluno ter meta e se dedicar a mostrar que aprendeu. Aqueles que têm vontade e são antenados vão se deliciar com o tema.”

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), governo do Estado, Braskem e rede de academias Smart Fit patrocinam a iniciativa.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;