Diarinho Titulo
Tem gente nova no pedaço
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
28/02/2010 | 07:13
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Tem gente que não vê a hora de ganhar um irmãozinho, mas quando ele aparece, toma um baita susto. E não tem como evitar: a vida da família muda com a chegada do bebê. As transformações começam pela casa. Às vezes, o quarto do primogênito (o primeiro filho a nascer) tem de ser adaptado para receber o novo integrante. Durante a gravidez, a mãe pode não se sentir bem e, assim, não conseguir brincar com o mais velho como fazia antes.

E não é só isso. Quando o nenê nasce, dá uma trabalheira. No começo, precisa de muitos cuidados. Mama no peito de oito a dez vezes por dia; cada mamada demora, em média, 40 minutos. À noite, pode despertar chorando várias vezes e acordar quem está por perto. Dá a impressão que os pais só ligam para ele, mas não é verdade. É que o bebê não sabe se virar sozinho e necessita de muita atenção. Sem contar que você foi tratado da mesma forma quando era recém-nascido. E não precisa se assustar. Essa bagunça passa em pouco tempo.

Presentão - Em abril, quando completará 6 anos, Letícia Martins Gomes, de Santo André, vai ganhar o presente que sempre pediu aos pais: uma irmãzinha. A menina até ajudou a escolher o nome dela, que será Larissa. Apesar de não ver a hora de a caçula (irmão mais novo) chegar, Letícia está um pouco assustada. "Tenho medo que minha mãe não vá me buscar na escola", diz. Por isso, ela está um grude só e não quer mais ir ao colégio. No entanto, a mãe Fernanda garante que nunca esqueceria a filha. "É impossível deixar de amá-la só porque a Larissa vai nascer."

Gabriel Campos Carvalho, 10, de São Bernardo, foi premiado em dobro. Ganhou os gêmeos Arthur e Clara, de 3 meses. O menino os tinha pedido de presente, caso passasse de ano na escola. E não é que quatro meses depois, a mãe soube que estava grávida. "Fiquei ansioso para nascerem logo. Agora, não estou mais sozinho", diz. Gabriel já se transformou em ajudante dos pais. "Não imaginava que bebê dá tanto trabalho. Pensei que seria mais fácil."

Ketlyn Couto da Silva, 6, de Santo André, ficou superfeliz quando a irmã Iasmyn dos Santos, 1, nasceu. Ela garante que, mesmo brigando com a caçula, que é sapeca, amam-se muito. "A mais velha sempre tem de cuidar da mais nova", afirma.

Prepare-se para a chegada do irmãozinho
Quer ser ajudante da mamãe? Confira algumas dicas:

O carinho com o bebê pode começar antes do nascimento.

Durante a gestação, ajude a passar creme na barriga da mamãe e aproveite para fazer carinho no irmãozinho que ainda está lá dentro.

Grávidas têm de fazer atividade física para manter boa saúde. Assim, aproveite os fins de semana para caminhar com a mamãe no parque.

Participe da escolha das roupas e dos primeiros brinquedos para o nenê. Se ele ainda não tiver nome, dê algumas sugestões.

O bebê troca de fralda de seis a oito vezes por dia. Dessa forma, a mamãe vai precisar de uma mãozinha para pegar pomada, fralda e outras coisas.

Ele precisa de local calmo e limpo. Por isso, não faça bagunça nem barulho.

Nunca pegue o irmãozinho no colo sem permissão dos adultos. Nos primeiros meses, parece uma minhoca de tão molinho, por isso é difícil segurá-lo. Se não tiver muito cuidado, pode até derrubá-lo.

Não se aproxime quando você estiver gripado ou com outra doença para evitar que ele adoeça também.

Até os 6 meses, o nenê só bebe leite. Assim, nada de colocar o que você come na boca dele.

Sentir ciúmes é muito natural
Não tem jeito, em geral, quando o irmãozinho chega, também aparece o ciúme. Esse sentimento é natural, principalmente para quem era filho único até então. No começo, é difícil entender tudo de bom que o bebê trará para a família.

Com Gabriel Campos Carvalho, 10, foi assim. Mesmo desejando muito a vinda de um irmão, ficou assustado quando soube que a mãe esperava gêmeos. Ele assume que ainda sente um pouco de ciúmes. Reclama que desde que Clara e Arthur nasceram não recebe mais tanta atenção. Mas sabe que agora tudo tem de ser dividido igualmente entre os três, e não mais só para ele.

Os menorzinhos podem até ficar tristes ao pensar que apenas o bebê tem atenção e carinho de todos. E a tristeza chega a se transformar em raiva. Nesse caso, quem tem até 3 anos não controla direito as emoções e pode expressar o que sente de forma violenta, chegando a machucar o recém-nascido. Isso não é legal porque o nenê é muito delicado e não sabe se defender. O melhor a fazer quando se está magoado é conversar com os pais e dizer o que está sentindo.

Tudo tem o tempo certo
Por mais que se fique ansioso com o irmãozinho, ele cresce rápido e logo passa a brincar de verdade. Pouco antes de completar 2 meses, já reconhece a voz, principalmente a da mãe. No entanto, só a partir dos 7 meses começa a engatinhar. Com cerca de 1 ano dá os primeiros passinhos. Poucos meses depois, faz companhia na hora de ver desenho e começa a brincar com bola e outros objetos. Mas você não pode ficar bravo se ele se distrair ou não quiser ver até o fim. O jeito é esperar mais um pouquinho.

Aprendendo a dividir
Quando o irmão nasce é preciso aprender a dividir tudo: o amor e a atenção dos pais, avós e tios, brinquedos e, em geral, até o quarto. Mas engana-se quem imagina que isso seja algo ruim. Pelo contrário, ajuda a espantar o egoísmo (atitude de quem se preocupa só consigo mesmo e não está nem aí para os outros).

E não é só isso. A chegada do bebê mostra que não dá para fazer tudo somente do jeito que o irmão mais velho quer; é preciso ouvir e respeitar a opinião das outras pessoas. Ainda ensina a importância da amizade e da união e como cada um é diferente, tendo suas próprias qualidades e defeitos. No futuro, esses aprendizados contribuem para que os irmãos sejam adultos felizes e companheiros.

Personagens também se transformam em irmãos mais velhos
Em Os Anjinhos - O Filme (1998), Tommy tem de se transformar no irmão mais velho de repente. Ele não esperava a chegada de Dylan; por isso, fica com muito ciúmes ao acreditar que o pequeno Dil ganha mais atenção e carinho dos pais e seus amigos. Tommy, então, escuta os conselhos da maldosa Angélica e decide devolver o caçula para o hospital, afinal, foi de lá que ele saiu. Os amigos de Tommy fazem de tudo para impedir o plano e, no meio de tanta confusão, vão parar na floresta. Apenas a união vai ajudá-los a enfrentar os medos e encontrar o caminho de volta para casa.

Caillou, personagem que dá nome ao desenho exibido pela TV Cultura e Discovery Kids, também enfrenta a missão de ser o irmão mais velho. Quando Rosie nasceu, o menino de 4 anos estranhou um pouquinho. Em um dos capítulos, começou a fingir que era bebê para chamar a atenção dos pais, pois achava que a caçula estava sendo mimada demais. Apesar das briguinhas, Caillou descobre a importância que tem na vida de Rosie, que se transforma em sua grande companheira.

Confira no blog do Diarinho (www.blogdiarinho.blogspot.com) um monte de dicas de livros legais que contam histórias sobre a chegada do irmãozinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;