Cultura & Lazer Titulo
Sabores do Cambuci
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O fim de semana será agitado por conta das comemorações em torno do feriado de Páscoa. Quem não for viajar para longe do Grande ABC pode aproveitar para conferir o início das atividades do 7º Festival do Cambuci. O tradicional evento incrementa a agenda cultural da Vila de Paranapiacaba, em Santo André, durante os fins de semana deste mês, com programação diversificada, ocorrendo sempre no horário das 10h às 17h. A entrada é franca para visita.

Assim como nos anos anteriores, o evento andreense contará com a presença de atrações musicais da região. As apresentações acontecem nas ruas e nos estabelecimentos que participam da festa, casos do Antigo Mercado e do Clube Lyra-Serrano.

A programação terá início com o festival gastronômico. Receitas de pratos doces e salgados e bebidas, além de um bom número de iguarias feitas a partir da fruta agridoce típica da Mata Atlântica, serão mostradas aos visitantes, que poderão degustá-las e comprar o que mais lhe chamar a atenção.

A noite de amanhã será marcada pela realização do baile de abertura do festival, que ocorre no Clube Lyra-Serrano, das 19h às 23h, com entrada gratuita. A atração é a banda Extase.

A preservação do fruto homenageado também está em pauta. Haverá hoje, às 15h, o plantio de dez mudas de cambuci no Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba dentro do espaço Núcleo Olho D'Água.

ROTA - O festival é, pelo segundo ano, parte da Rota Gastronômica do Cambuci, evento que reúne pratos feitos por representantes de São Paulo, Ilhabela, Rio Grande da Serra, Paraíbuna, Salesópolis e Natividade da Serra.

A Rota ocorre entre os meses de março e setembro e chega agora à antiga vila andreense. Essa será a segunda parada do evento, que iniciou suas atividades na Capital, no bairro do Cambuci.

O objetivo do projeto é fazer com que as populações locais e os turistas conheçam e aproveitem as receitas que têm como protagonista o cambuci, encontrado nas regiões do trajeto. Como as cidades faziam suas festividades individuais com o fruto, foi criada uma forma de fazer com que as atividades envolvendo o cambuci se esticassem por sete meses e não ficassem restritas ao evento de seu município.

As diferentes receitas serão apresentadas entre os dias 17 e 21 e aumentam o cardápio de comidas e bebidas feitas com o cambuci.

Segundo os organizadores, o projeto teve a presença de 80 mil pessoas em 2009. Neste ano, com a inclusão de São Paulo no trajeto, a estimativa é de haja um total de 100 mil participantes nas seis cidades.

Os vencedores da etapa de Paranapiacaba da Rota Gastronômica serão revelados no dia 25, quando será encerrado o festival. O dia será marcado pelo show do músico santista Renato Teixeira acompanhado por sua banda. A performance está programada para acontecer às 16h, em palco instalado ao lado da Praça do Mercado.

Mais informações em relação à programação do Festival do Cambuci podem ser obtidas no Centro de Informações Turística da Vila (Largo dos Padeiros, Parte Baixa. Tel.: 4439-0237).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;