Cultura & Lazer Titulo
Sony desenvolve aparelho para gamemaníaco ‘queimar calorias’
Da AFP
24/05/2005 | 00:00
Compartilhar notícia


"Com esse jogo, usamos músculos que nunca são usados", disse Jay Lynch. Na maior exposição mundial de videogames, a E3 (Electronic Entertainment Expo), encerrada no último dia 20, em Los Angeles, este californiano fez exercícios físicos ao jogar um videogame.

A tecnologia apresentada na feira, batizada de Eye-Toy, não é totalmente nova. Desde 2003, sua proprietária, a empresa japonesa Sony, a explorou em dezenas de jogos para seu console PlayStation2. Além disso, vendeu sob licença essa tecnologia para outros programadores.

Concretamente, o jogo é o seguinte: o usuário deve ficar de pé, em frente da tela que serve de console. Debaixo do monitor, há uma microcâmera que permite inserir a imagem da pessoa na animação. O jogo começa com uma briga de boxe em que a pessoa enfrenta um adversário virtual bombado.

"Ouvi falar disso, mas nunca tinha usado", disse Jay Lynch, quase sem fôlego. O jovem lutou durante seis minutos, fazendo movimentos de verdade, em vez de apertar botões e acionar o joystick. "É uma boa forma de fazer exercício físico. Com esse jogo utilizamos músculos que não são usados normalmente", acrescentou Lynch, entusiasmado.

Segundo David Gosen, da empresa de programação de jogos para telefones celulares I-Play, a tecnologia Eye-Toy é uma das maiores inovações recentes na indústria dos videogames. "Atraiu milhões de pessoas para os consoles nos últimos dois anos", afirmou.

Dança – Os novos clientes desse videogame são sobretudo as mulheres porque o Eye-Toy também permite ter acesso a outros jogos, como aula de dança ou partida de pingue-pongue.

"O principal problema dos fabricantes de jogos era como atrair o público feminino. Agora, pela primeira vez, vamos vender um jogo para 80% de mulheres e 20% de homens", afirma Richard Brunois, porta-voz da Sony Computer Entertainment France. O lançamento do Eye-Toy é esperado no mercado europeu para o fim deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;