Diarinho Titulo
Quem é o homem mais sábio?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
10/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Enquanto muitos pensam em ser médicos, advogados ou dentistas, o menino Platão sonhava se transformar em grande sábio. Para isso, parte em busca de um professor que o ensine a verdadeira sabedoria. A história dessa procura está em O Homem Mais Sábio do Mundo (Emiliano Di Marco, Rocco, 48 págs., R$ 17).

Para encontrar o melhor mestre, o menino viaja até um templo distante, onde pergunta o nome da pessoa mais sábia que existe. Descobre, então, que ela se chama Sócrates e mora na mesma cidade: Atenas, na Grécia.

Platão volta feliz para sua terra e começa a procurar a casa do tal professor. Mas não encontra exatamente o que esperava. Ao chegar na residência de Sócrates é recebido por uma mulher que dá muitas gargalhadas ao ouvir sua história.

Com pena do menino, o marido da senhora decide ajudá-lo. Assim, o leva para conhecer homens poderosos e inteligentes. Nessa caminhada, eles percebem que aquela gente confunde sabedoria com orgulho e desejo de poder. Após muitas aventuras, descobrem o que é ser sábio de verdade.

Na vida real, Platão foi grande filósofo grego e fiel seguidor de Sócrates. Há milhares de anos, escreveu muitos livros sobre os ensinamentos que aprendeu com o mestre. Os pensamentos deles são superimportantes e estudados até hoje.

 

Opinião de quem leu

Maria Eduarda Alves Pereira, 9 anos, de São Bernardo, deu muitas risadas com o livro. "Achei engraçado quando Platão e Sócrates encontram o homem rico. Ele acha que é melhor do que todo mundo, mas na verdade não sabe de nada." A menina garante que a história trouxe muitos ensinamentos: "Aprendi que precisa ir atrás do que se quer porque, assim, a gente consegue realizar nossos sonhos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;