Internacional Titulo
Senador quer que EUA vigiem o Uzbequistão
Por Do Diário OnLine
30/10/2001 | 04:51
Compartilhar notícia


O senado americano aprovou uma emenda do democrata Paul Wellstone que exige do Departamento de Estado a divulgação de relatórios regulares sobre a ajuda dos EUA ao Uzbequistão, "às suas forças militares, policiais e de segurança, e o envolvimento destas forças com abusos de direitos humanos". O projeto precisa passar agora por aprovação na Câmara.

O temor de Wellstone é com o 'efeito colateral' que pode causar a aliança entre os EUA e o Uzbequistão na ofensiva militar no Afeganistão. O governo do presidente Islam Karimov persegue os muçulmanos e é um notório agressor dos direitos humanos.

Relatório do próprio Departamento de Estado aponta os abusos cometidos na ex-república soviética. Segundo o documento, citado em reportagem da edição desta terça do The New York Times, "prisões e detenções arbitrárias de muçulmanos são comum no Uzbequistão". O relatório descreve o uso de tortura durante os interrogatórios de pessoas acusadas de praticar o islamismo além dos estritos limites impostos pelo Estado.

"Ignorar os abusos no Uzbequistão pode alimentar a idéia de que não se trata de uma guerra contra o terrorismo, e sim contra o islã", disse o senador Wellstone.

O Uzbequistão abriu seu espaço aéreo e uma base aérea às forças americanas. Comenta-se que o presidente Karimov teria cobrado uma soma milionária de Washington pelo apoio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;