Setecidades Titulo
Sacadura Cabral ganhará praça no próximo sábado
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
13/04/2001 | 18:08
Compartilhar notícia


  Falta uma semana para a população de Santo André ganhar um novo espaço verde. A praça, ainda sem nome, localizada na divisa de Santo André e São Bernardo, entre as avenidas Prestes Maia e Lauro Gomes, está em fase de finalização e sua inauguração marcada para o próximo sábado, dia 21. A intervenção paisagística no local faz parte do projeto que inclui a reurbanização da favela Sacadura Cabral e o reflorestamento da margem do ribeirão dos Meninos no lado de Santo André, ambos já iniciados.

Quem passa pelas vias próximas à nova praça pode perceber grande movimentação de funcionários do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes) de Santo André. Eles preparam os canteiros de plantas e flores. O trabalho de transplantes das grandes árvores – palmeiras e cedros – já está praticamente finalizado.

O diretor do Depav, Henrique Zanetta, afirmou que a intervenção paisagística inclui plantas ornamentais comuns no Grande ABC e também espécies raras, oriundas de outras regiões do Brasil e até do exterior. Um exemplo de vegetação vinda de outros países é a Cainito, árvore frutífera originária da Amazônia Peruana, responsável por uma fruta perfumada e deliciosa, na opinião de quem já a experimentou.

Segundo Zanetta, a Cainito, já adaptada ao clima do Grande ABC, pode ser encontrada em algumas regiões do Rio de Janeiro, mas é rara em São Paulo. A praça recebeu três árvores adultas dessa espécie. Outras três mil mudas estão em desenvolvimento no viveiro municipal para serem plantadas em outras áreas da cidade.

Outra novidade em termos paisagísticos é a Rueli brittoniana, planta que vive em locais encharcados e que dá flores azuis. De acordo com Zanetta, a espécie ficará em pequenas piscinas, que contribuirão para reter água da chuva.

A praça também abrigará várias espécies de palmeiras, como as baianas Pati e Licuri, e a Bacaba, nativa do norte do Maranhão, além de dois cedros, com mais de 9 m de altura, doados por empresas e transplantados na praça. Nove tipos de bromélias também serão espalhadas pelo espaço verde.

Além de uma grande variedade de vegetação, a praça contará com duas quadras de areia e com uma base comunitária de segurança, que será ocupada pela Polícia Militar e Guarda Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;