Automóveis Titulo
Pit stop é obrigatório nas férias
Por Paulo Basso Jr.
Da Redaçao
05/07/2000 | 01:10
Compartilhar notícia


Férias é sempre a mesma história. Entidades e órgaos oficiais fazem o que podem para alertar os motoristas sobre os cuidados com o veículo antes de viajar. No entanto, o número de acidentes causados por falhas nos veículos continua alto. E o motivo, muitas vezes, ainda é o desleixo dos motoristas com o carro antes de cair na estrada.

Segundo o assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, o check list consiste inicialmente na verificaçao do nível de óleo e água do motor, além do estado e pressao dos pneus. "Essa inspeçao mínima é fundamental e pode evitar diversos problemas durante a viagem", afirma Ferreira.

Para impedir a ocorrência de acidente durante o check-up, é importante lembrar que os níveis de óleo e água devem ser vistoriados só com o motor frio. Durante a checagem dos pneus, por sua vez, é necessário verificar se há desgaste irregular no componente, o que pode indicar um defeito na suspensao, bem como se a direçao está ou nao alinhada.

"Antes de viajar, os motoristas também nao podem esquecer de verificar o extintor de incêndio, triângulo, macaco e o pneu sobressalente do veículo", conta Renato Luiz Cazella, diretor da Olking, centro automotivo localizado em Sao Caetano. Segundo ele, mesmo com todos os avisos, o motorista brasileiro, geralmente, nao se preocupa em realizar a manutençao preventiva de seus veículos. "Metade dos brasileiros só vai atrás dos problemas depois que eles acontecem", dispara Cazella.

Sossego - Para evitar esse comportamento equivocado, é importante que os motoristas, antes de sair de casa, chequem outros itens, também importantes. Um que nao pode deixar de ser inspecionado, por exemplo, é a regulagem dos faróis. Pisca-alerta, setas, luz de freio, lanterna e luz de ré têm de ser cuidadosamente verificados antes que o motorista encha o porta-malas de bagagens.

"Alguns itens normalmente esquecidos pelo motorista, como o nível do reservatório de água e os limpadores de pára-brisas, também podem evitar acidentes nas estradas", diz Reinaldo Nascimento, supervisor da área de serviços técnicos da Ford. "Isso sem falar nos sistemas imprescindíveis, como o fluido de freio, que deve estar no nível recomendado pelo fabricante, e o próprio freio que, se estiver fazendo barulho, pode indicar que as pastilhas estao gastas", acrescenta o supervisor da Ford.

Em carros mais equipados, o motorista também deve verificar o nível de óleo da direçao hidráulica. Para quem possui veículos mais antigos e nao quer conhecer o acostamento, é importante observar o nível de água da bateria.

"Após essa checagem, o condutor só poderá ter problemas se nao tiver realizado devidamente as revisoes programadas de seu automóvel", afirma Cazella.

Caso o veículo nao tenha sido revisado nos últimos dez mil km, os motoristas ainda terao de checar outros itens, como lonas e pastilhas de freio, velas e correias de transmissao.

Por fim, é importante saber como estao os amortecedores e molas da suspensao. De acordo com a Monroe, fabricante do componente, peças velhas podem atrapalhar o contato do veículo com o solo, causando perda de estabilidade, barulho excessivo, desgaste prematuro dos pneus, aumento de vibraçao e ruídos na suspensao.

A empresa está oferecendo checagem grátis de amortecedores em todos os seus revendedores, além de diversos pit stops espalhados pelo Brasil.

Outra empresa que está realizando check-ups gratuitos é a Precision Tune. A oficina verifica gratuitamente 48 itens do veículo. A promoçao vai até o próximo dia 31.

Onde Encontrar - Monroe Escapamentos: 0800-1676004; Precision Tune: 530-5133.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;