Cultura & Lazer Titulo
Sao Bernardo faz megaevento de dança
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
22/10/2000 | 19:54
Compartilhar notícia


  Sao Bernardo inicia nesta segunda um dos maiores eventos públicos de dança de seus últimos quatro anos. Até domingo, serao realizadas apresentaçoes de 24 escolas de dança da cidade, mais três espetáculos convidados, além de palestras e workshops. Todas as atividades sao gratuitas e se concentram no Teatro Elis Regina.

Um dos grandes destaques da mostra é a apresentaçao do espetáculo Omnibus, do grupo paulista Omstrab, ainda inédito na cidade. De maneira bem-humorada, os bailarinos encenam situaçoes comuns e algumas vezes cômicas, que ocorrem dentro dos transportes públicos, como ônibus e metrô.

"Mostramos o aperto das pessoas no ônibus, o sujeito que lê o jornal do outro, os esbarroes e o chacoalhar do veículo, entre outras situaçoes", explica o coreógrafo Fernando Lee. A música é ao vivo e a trilha sonora, metade instrumental e metade cantada, foi composta pelo próprio Lee. Omnibus encerra a mostra no domingo, às 20h.

No entanto, quem faz a primeira apresentaçao é o grupo Integrarte, de Sao Bernardo, formado basicamente por deficientes auditivos. Eles exibirao o espetáculo Tudo (De) Novo, às 20h30, pouco antes de subir ao palco a Cia. de Danças de Diadema, para mostrar Rap.Xote - Eu Tiro um Cactus do Meio da Rua.

Ainda nesta segunda, às 18h, haverá uma vídeo-palestra com o projeto Merce Cunningham, na qual serao exibidas imagens de coreografias do mestre americano com comentários do coreógrafo e pesquisador Bergson Queiroz.

Na terça, às 19h, as técnicas de Cunningham voltam a ser abordadas no workshop coordenado pela bailarina, coreógrafa e professora integrante do Centro de Estudos em Dança da PUC (Pontifícia Universidade Católica) Gícia Amorim. As 21h, será apresentada a coreografia Sinercombos, também baseada nessas técnicas.

No sábado, às 10h, o Teatro Elis Regina será sede da aula demonstrativa As Interfaces da Dança com a Educaçao: Uma Abordagem Teórico-Prática, com coordenaçao de Isabel Marques e apoio didático da Caleidos Cia. de Dança e Educaçao, formada por profissionais da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

As 14h do domingo, os integrantes do Omstrab ministram uma masterclass na qual prometem desenvolver alguns quadros da coreografia Omnibus junto com os alunos. Os participantes terao a oportunidade de fazer uma atuaçao especial no espetáculo, à noite.

Paralelamente a essas atividades, acontece a mostra propriamente dita, com 24 escolas da cidade. A cada dia - de quarta-feira a sábado, sempre às 20h - seis instituiçoes mostrarao suas criaçoes. A mostra nao tem caráter competitivo.

Dança Pensa Dança - Mostra. Abertura segunda, às 18h30. No Teatro Elis Regina - av. Joao Firmino, 900, Sao Bernardo. Tel.: 4351-5422. Entrada franca. Até domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;