Setecidades Titulo
Quatro mortos na represa Billings
Por Ângela Corrêa e Yara Simões
Especial para o Diário
14/03/2005 | 15:08
Compartilhar notícia


O saldo do fim de semana de calor à beira da represa Billings foi de quatro mortes. Dois adolescentes morreram afogados no sábado e dois corpos de homens adultos, um deles ainda não identificado, foram encontrados boiando domingo em diferentes trechos da represa, em São Bernardo. A causa da morte dos adultos ainda não foi informada pela polícia.

A primeira vítima do fim de semana, o estudante José Jasiel Cândido da Silva, 15 anos, saiu de casa, em Diadema, para curtir o sábado de calor com um primo mais velho e um grupo de amigos em um trecho da represa na altura do número 34 da avenida Tocantins, no Riacho Grande. O primo conta que José Jasiel não sabia nadar, mas mesmo assim ficou dentro da represa com o grupo de amigos por várias horas. “Ele começou a se afogar quando estávamos saindo da água. Eu estava na frente e quando olhei para trás, vi que ele não estava mais lá. Todo mundo gritava que ele tinha afundado na água.”

No começo da noite de sábado, o estudante Diego Silva Ferreira, 14 anos, de São Bernardo, foi “engolido” pelas águas da Billings, segundo relato de testemunhas. A família conta que o estudante era freqüentador assíduo da represa e sempre estava acompanhado de amigos. Sábado, o menino foi nadar com uma bóia, mas acabou abandonando o equipamento. “Pedi para ele não fazer isso. Dez minutos depois me avisaram que havia afogado”, conta o vizinho da vítima, o comerciante Antonio Monteiro de Souza.

As famílias dos adolescentes afirmam que o socorro demorou a chegar. “Os bombeiros só chegaram no local mais de uma hora depois que liguei”, diz Souza. Segundo o primo da primeira vítima, o trecho da represa em que eles nadavam estava repleto de banhistas na hora do afogamento. “Pessoas que sabiam nadar melhor tentaram encontrar meu primo e nada. Eu saí correndo e fui até o posto policial, que ficava a cem metros do lugar para pedir ajuda. A Polícia Militar fez a chamada, mas os bombeiros só chegaram duas horas depois. O corpo do meu primo foi achado em menos de meia hora depois de sumir.”

O Corpo de Bombeiros negou as informações dos parentes. O chamado para o resgate de José Jasiel teria chegado ao quartel às 11h22 do sábado e a equipe ao local menos de 15 minutos depois, às 11h35. Já no caso do garoto Diego, os bombeiros afirmam terem sido acionados às 17h52 e chegado à represa às 18h15.

Domingo – O corpo de Jesuíno Ferreira, 55 anos, foi encontrado domingo, às 12h15, boiando na represa. A Polícia Rodoviária afirma que não havia sinais aparentes de violência, mas que a causa da morte ainda é desconhecida. À tarde, por volta das 16h20, outro homem, este ainda não identificado, também foi resgatado. Ele aparentava ter cerca de 50 anos.

Os afogamentos deste fim de semana denunciam a precária infra-estrutura de segurança às margens da Billings. Em São Bernardo, só há um posto fixo de vigilância (no parque Estoril) para toda a extensão. Domingo, a reportagem procurou o Corpo de Bombeiros para obter estatísticas de afogamentos na represa, mas foi informada que a equipe responsável pelos dados só poderia ser encontrada hoje. Em setembro de 2003, três pessoas morreram afogadas, também em um único fim de semana, na represa Billings.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;