Setecidades Titulo
Eixo Tamanduatehy: o vale no papel
Ricardo Ditchun
Da Redaçao  
13/04/1999 | 00:17
Compartilhar notícia


Os arquitetos e urbanistas Jordi Borja, da Espanha, e Raquel Rolnik, do Brasil, sao os consultores do projeto Eixo Tamanduatehy. Em funçao de afinidades profissionais e do trânsito que eles têm com seus pares em vários países, a Prefeitura de Santo André fez o convite para que ambos formassem os grupos responsáveis pelos quatro estudos de redesenho urbano da avenida dos Estados.  

Borja, que realizou uma série de visitas a Santo André no segundo semestre de 1997, afirma que a cidade vive um processo de mudança: "A perda da atividade industrial é o principal fenômeno experimentado por Santo André atualmente. Junto com isso, ocorre, também, a crise do emprego. O que importa, de agora em diante, é descobrir novas possibilidades. É nao ficar lamentando uma situaçao, mas aproveitar o novo potencial que ela carrega consigo".  

De acordo com o consultor, os trabalhos apresentados pelos grupos partem do fato de a cidade ocupar uma posiçao geográfica estratégica na regiao metropolitana. "Santo André abriga uma importante ligaçao do Grande ABC com Sao Paulo e, também, com o principal aeroporto internacional do Estado. O que se pretende com o projeto Eixo Tamanduatehy, no fundo, é conferir dinamismo a uma via que nao pode ser apenas um lugar de passagem. Tem de ser um lugar público bonito e bem aproveitado, pois é um equipamento estratégico para o planejamento futuro da cidade", afirma.  

Formado em direito, ciências políticas, geografia, sociologia e urbanismo, Borja é um dos principais pensadores do planejamento urbano da Europa. Suas atividades incluem aulas, projetos de urbanismo, planejamento estratégico e informaçoes para reforma político-administrativa de cidades. Entre outros, atua em países como França, Itália e Espanha.

Na América Latina, o urbanista participa da preparaçao de planos estratégicos para cidades do Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Venezuela, Uruguai e Paraguai. Também no Brasil, trabalha como assessor para projetos de recuperaçao de centros históricos de Recife, Salvador, Sao Paulo e Brasília.  

O vínculo de Raquel com Borja e com a questao do Eixo Tamanduatehy teve início quando ela respondeu como diretora do Departamento de Planejamento da Prefeitura de Sao Paulo entre 1989 e 1992. "Desde aquele período, avaliando e analisando, como urbanista, a cidade de Sao Paulo, ficou muito claro que os vetores Leste e Sudeste (Grande ABC), extremamente importantes para estruturar a metrópole, sempre foram entendidos apenas como lugar do trabalho."  

Esta situaçao, na análise da urbanista, é a origem de todos os males da Grande Sao Paulo: "Em funçao dessa estrutura, as pessoas ficam obrigadas a um deslocamento cotidiano do Leste-Sudeste em relaçao ao Centro e vice-versa. Quem mora no Grande ABC sabe disso. Ou seja, sabe dos congestionamentos.

Além do mais, do ponto de vista da qualidade de vida, a situaçao é precária, pois constitui-se nao-cidades vinculadas a cidades. No fim, tudo fica nao-cidades, por causa da deterioraçao. A explicaçao é o próprio perfil atual do Grande ABC, um dos mercados mais potentes da regiao metropolitana. É importante, ainda, o fato de esta regiao abrigar hectares e hectares de áreas subutilizadas ou ociosas.

Assim, o potencial de transformaçao de uso do Eixo Tamanduatehy é imenso", afirma.  Raquel é arquiteta, urbanista e filósofa. Seu mestrado, título obtido na USP (Universidade de Sao Paulo), versa sobre o início da industrializaçao paulistana e suas conseqüências. No doutorado, defendido na New York University, Raquel investigou as raízes legais que determinaram a política urbana paulistana no período 1886-1936.

A urbanista também é professora e consultora em política habitacional e urbana. Nesta área, trabalhou para a Cidade do México (junto com Borja), Natal, Campo Grande, Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Brasília, Sao José dos Campos, Ribeirao Preto, Ribeirao Pires, Rio Claro, Montevidéu (Uruguai), entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;