Setecidades Titulo Centreville
Falta remédio para diabetes pela segunda vez em Unidade de Saúde

Gliclazida dura apenas 2 dias na farmácia de espaço recém-inaugurado

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Gliclazida 30 mg está novamente em falta na US (Unidade de Saúde) do Centreville, recém-inaugurada em Santo André. A equipe do Diário voltou ontem até o local e a atendente da farmácia informou que o medicamento para diabetes tinha acabado durante a tarde.

O remédio foi suficiente para apenas dois dias, já que a equipe de reportagem esteve no local na quarta-feira e o estoque havia sido reposto. Diversas caixas abasteciam a farmácia na ocasião.

No dia 11, a unidade foi reinaugurada após passar por reforma e o remédio e as vitaminas do complexo B não estavam disponíveis nas prateleiras. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Homero Nepomuceno, disse que o remédio seria reposto.

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, informou que a Gliclazida 30 mg está com o estoque baixo na rede municipal de Saúde. Por conta disso, a distribuição tem sido feita de forma programada, conforme a necessidade de cada unidade da rede de atenção básica.

A administração afirmou que no caso específico da unidade do Centreville, como o item esteve em falta e foi reposto, havia demanda reprimida, o que gerou o rápido consumo do produto.

Novo pedido de compra já foi feito, de acordo com a administração. Em substituição ao medicamento, a Gliclazida 60 mg começará a ser distribuída na próxima semana nas unidades que estiverem com a dosagem de 30 mg em falta.

Já o complexo B não estava disponível na quarta-feira por causa de um problema com o laboratório. Os comprimidos estavam esfarelando e precisaram ser devolvidos. A unidade aguarda a reposição.

A Pasta informou que houve problema no lote do medicamento. Conforme a secretaria, a empresa fornecedora já está ciente e providencia a troca para entrega nos próximos dias.

Para substituição das vitaminas, que não são essenciais, a rede dispõe de polivitamínico. Neste caso, o usuário terá de fazer a troca da prescrição médica.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;