Política Titulo Contra ditadura
Greve de 1º de abril completa 35 anos

Movimento de 41 dias teve Lula preso e briga de sindicalistas contra a ditadura militar

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
01/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


A greve de 1º de abril de 1980 completa 35 anos hoje. A paralisação sindical, que teve duração de 41 dias, começou no Grande ABC e pouco tempo depois se expandiu por todos os Estados do Brasil. O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, foi preso pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social) 18 dias depois, em movimento que intensificou o combate à ditadura militar.

A paralisação foi a terceira grande manifestação do operariado local. Em 1978, funcionários da Scania cruzaram os braços. Um ano depois, houve a paralisação geral. Dos três movimentos, o de 1980 foi o mais politizado e hoje é considerada decisivo para o questionamento do regime militar, que se encerraria cinco anos depois.

Um mês após início da greve geral, sindicalistas liderados por Lula se reuniram no Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo. Cerca de 100 mil trabalhadores fizeram circuito entre Igreja Matriz e estádio – hoje rebatizado de 1º de Maio – para contestar a política vigente.

O repórter e historiador Ademir Medici fez a cobertura da greve pelo Diário desde as primeiras reuniões preparatórias, ainda em 1979. Ele conta que alguns outros fatos marcaram as paralisações. “Os voos rasantes de helicópteros do Exército sobre as cabeças dos trabalhadores no Estádio de Vila Euclides e os funcionários que vinham pela Rua Marechal Deodoro, contornaram o Paço e dirigiam-se ao Estádio da Vila Euclides, no 1º de maio. Nunca vi tanta gente...”, relembra Medici. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;