Esportes Titulo
Duelo para fazer história em Presidente Prudente
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/04/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Desacreditados no começo e consolidados no final da primeira fase, Santo André e Grêmio Prudente se enfrentam hoje, às 18h30 (Sportv), no Estádio Eduardo José Farah, na primeira partida da histórica semifinal do Campeonato Paulista. As equipes jamais estiveram tão perto do título. O time do Interior, com 11 anos de fundação, disputou pela primeira vez a Série A do Brasileiro no ano passado, permaneceu na elite e agora quer fazer bonito também no Estadual. O Ramalhão, nos seus 42 anos, teve como melhor resultado o quarto lugar em 2005, colocação que já igualou, mas não contenta o grupo.

"Espero entrar para a história com a conquista, porque o quarto lugar eu já tenho. Sempre quero mais e vamos brigar por esse título", comentou o goleiro e capitão Júlio César, que fazia parte do grupo em 2005. "Queremos fazer história sendo campeões. O terceiro e quarto lugares não nos interessa, muito menos o segundo. O grupo está muito unido, motivado e todos vão se ajudar para trazer bom resultado", emendou o meia Branquinho.

Para o confronto, o técnico Sérgio Soares não terá desfalques, alívio após três rodadas tendo de encontrar alternativas para superar suspensões e lesões, principais motivos apontados por ele para a equipe não ter vencido nas três últimas rodadas (empatou com Rio Claro e perdeu para Mogi Mirim e São Paulo). Assim, Cesinha e Gil retornam de suspensão, enquanto Alê e Nunes de lesão.

"Será a primeira vez que jogamos com o time completo desde que nos classificamos. Agora estão todos inteiros e vamos buscar o mesmo sucesso da primeira fase, quando ganhamos deles lá, por 3 a 1", afirmou Júlio César, lembrando do triunfo andreense na décima rodada, quando em Prudente o Santo André bateu os donos da casa.

Curtindo boa fase, Branquinho reencontra amigos do Prudente
Quando em 23 de dezembro do ano passado o meia Branquinho foi anunciado como reforço do Santo André, eram poucos os que acreditavam ou conheciam o potencial do meia. Durante a pré-temporada, o jogador foi conquistando seu espaço, com a facilidade em bater na bola e os passes precisos como maiores trunfos. Voltou de Poços de Caldas (MG) como titular e iniciou o Paulistão dessa forma. E foi na terceira rodada, contra o Paulista, no Bruno Daniel, quando marcou três gols da goleada por 4 a 2, que ele caiu nas graças da torcida andreense.

Hoje, com mais dois gols marcados, soma cinco no Paulistão - marca que o deixa como terceiro maior goleador do time na temporada - e reencontra a ex-equipe (defendeu o time enquanto ainda se chamava Barueri em 2008 e 2009), bem como diversos amigos, mas quer ajudar o Ramalhão a chegar à final do Estadual. "Conheço vários jogadores do elenco deles, ainda tenho contato com alguns, mas a partir do momento que a bola rola, cada um defende o seu lado", disse Branquinho.

Ao lado de Bruno César, o jogador torna mais fácil a vida do ataque andreense. Além dos gols marcados (Bruno César já balançou as redes seis vezes, uma delas, inclusive, contra o próprio Prudente, na primeira fase). A principal arma de ambos é a bola parada, um pela direita e o outro pela esquerda, deixando os companheiros sempre em situação clara de gol. No entanto, o meia acredita que o aproveitamento, sobretudo agora nas finais, tem de melhorar. "Nossa equipe tem criado muitas chances e agora nas semifinais tem que matar, não pode perder as oportunidades. Mas estamos trabalhando forte para conquistar esse título", comentou.

Independentemente de ter ganho do Barueri na primeira fase (3 a 1) e ter vendido caro as derrotas para Santos (2 a 1) e São Paulo (3 a 1), Branquinho ressalta que o time deve ser consciente do equilíbrio das semifinais. "A gente tem de ter humildade. Sabemos da força dos concorrentes, mas a nossa força de vontade prevalece. Ninguém lembrava do Santo André no começo e quando se deram conta já estávamos classificados", concluiu o jogador.

Incentivo - Cerca de 15 torcedores da Esquadrão Andreense estiveram ontem no treino do Santo André, realizado no campo da UniABC, e depois acompanharam o embarque do time no Bruno Daniel na volta à concentração. Ao som da bateria e de gritos de incentivo, os jogadores retribuíram com acenos, cumprimentos e fotos. Nunes e Branquinho foram os mais assediados e apoiados.

Hoje, dois ônibus da torcida devem seguir para Presidente Prudente, que não faltou a um jogo do Ramalhão nesta temporada.

Vantagem do empate não ilude o Ramalhão
Santo André e Grêmio Prudente terminaram a primeira fase do Paulistão empatados com 37 pontos. O Ramalhão, por ter saldo de gols melhor (18 contra 6), ficou em vantagem sobre o time do Interior, garantindo a vice-liderança e tendo a vantagem do empate nos dois jogos e decidir a segunda partida em casa, no próximo domingo, no Bruno Daniel. Os jogadores, no entanto, tentam não pensar nessas situações e prometem partir para cima do adversário.

"Vamos jogar pela vitória, independentemente de contra quem ou onde. Existem forma de conquistar um bom resultado e não pensamos na igualdade. Mas dependendo como estiver o jogo, até o empate pode ser considerado um bom resultado", comentou o goleiro Júlio César, que teve a opinião compartilhada pelo volante Alê. "Nosso time não sabe jogar para empatar. Enfrentaremos uma grande equipe, temos de marcar forte e ir para frente para, se possível, aumentar a vantagem que temos, porque se não soubermos aproveitar, não serve de nada", emendou o jogador.

Prudente - O técnico Toninho Cecílio tem motivos de sobra para comemorar. O Grêmio Prudente vem de nove jogos sem perder, sendo um empate e oito vitórias, seis delas consecutivamente nas últimas partidas, coincidentemente desde que o treinador assumiu o comando do time. A última derrota foi justamente para o Santo André, por 3 a 1, em Presidente Prudente, na décima rodada, resultado que deixou o time na 13ª colocação. Mas com um poder de reação surpreendente, deu a volta por cima, rodada a rodada foi deixando os rivais para trás e na última rodada garantiu a classificação às semifinais.

"Nenhum dos outros times das semifinais vai estar emocionalmente melhor que a gente. Pode até estar igual, mas melhor não", comentou o treinador, que jogou o favoritismo para o lado andreense. "Superioridade até existe, porque eles têm elenco há mais tempo. Mas não mete medo. Acho que será um jogo muito igual, porque as duas equipes são formadas na base do grupo, tem o mesmo posicionamento em campo. Será um jogo interessante". (Com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;