Setecidades Titulo
ONG realiza encontro em São Bernardo sobre Síndrome Cri du Chat
Do Diário OnLine
Com Agências
08/04/2005 | 11:16
Compartilhar notícia


A ONG (organização não governamental) Núcleo de Aconselhamento e Pesquisa Cri du Chat, com o apoio da Prefeitura de São Bernardo, realiza neste sábado e domingo o 1° Encontro Nacional de Famílias e Portadores da Síndrome Cri du Chat. O objetivo é informar sobre a síndrome e seus cuidados com depoimentos de médicos e familiares que possuem entes com a doença rara, que acomete uma a cada 50 mil crianças.

A síndrome Cri du Chat — anormalidade cromossomal que resulta em dificuldades no aprendizado — foi descoberta em 1963 pelo cientista francês Jerôme Lejeune. Também conhecida como Síndrome do Miado do Gato, é uma anomalia causada pela perda do braço curto do cromossomo 5.

Todos as pessoas têm 46 cromossomos em suas células, 23 herdados da mãe e 23 do pai. A Síndrome Cri du Chat é herdada em apenas 20% dos casos, causada pela translocação equilibrada nos cromossomos de um dos pais (material genético de um cromossomo que se uniu a outro). As pessoas com translocações equilibradas são perfeitamente normais porque nenhum material genético foi perdido, assim sendo, provavelmente não saberão que são portadores, até que tenham uma criança afetada com Cri du Chat na família, ou um caso de reincidência da síndrome.

A maioria dos casos (80%) é de ocorrência esporádica, um acidente biológico. As palestras acontecem na Casa de Cultura e Lazer São Camilo (Avenida Ângelo Demarchi, 1500). No sábado o evento acontece das 8h30 às 18h30, enquanto no domingo é das 8h às 15h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;