Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
Educação ambiental e defesa da água
Do Diário do Grande ABC
30/03/2019 | 13:14
Compartilhar notícia


Artigo
A conscientização sobre a necessidade da preservação e do bom uso da água no planeta é trabalho que merece atenção especial da administração municipal de Santo André. De forma contínua, mas muito consistente, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que há 50 anos garante a qualidade e a distribuição da água na cidade, também atua para, com a educação ambiental, sensibilizar os cidadãos para que defendam nossos mananciais e colaborem para preservá-los, garantindo água para todos hoje e no futuro.

Um dos trabalhos de educação ambiental do Semasa atingiu, só no ano passado, 6.000 alunos de escolas públicas da cidade. Este ano, o Programa de Assessoria em Educação Ambiental foi ampliado e ganhou plataforma on-line, facilitando a participação dos educadores, em especial os ligados às redes municipal e estadual, que são parceiras da autarquia. 

O Semasa acompanha e orienta as propostas das escolas, sugere atividades e metodologias e também realiza formações com professores e funcionários das escolas. O programa ainda pode oferecer palestras, visitas monitoradas e indicação de materiais, como livros, textos, vídeos, jogos e outras ferramentas. Todos os projetos selecionados e orientados são voltados aos estudantes, que são os futuros gestores dos recursos hídricos do Planeta.

Esta, porém, é apenas uma das frentes de atuação do Semasa quando o assunto é educação ambiental em defesa da água. O Projeto Caminho das Águas é realizado pela autarquia há mais de 20 anos, e já envolveu escolas e moradores. No curso, totalmente gratuito, educadores e interessados da cidade podem fazer visitas monitoradas às instalações do Semasa. Assim, conhecem in loco e de forma didática o percurso que as águas fazem até chegar ao consumidor desde os mananciais, passando pela captação, tratamento, distribuição e uso consciente, refletindo também sobre a poluição dos recursos hídricos e tratamento de esgoto. Mais de 25 mil pessoas já passaram por este curso entre 1998 a 2018.
 
Outra atividade frequente e aberta à população é a visita à Estação de Tratamento de Água Guarará, patrimônio histórico de Santo André que há mais de 75 anos presta serviços à cidade, garantindo a qualidade da água que chega às torneiras dos moradores.

Neste ano, para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a autarquia promoveu diversas ações ao longo do mês. Mais de 1.500 pessoas participaram das atividades, o que só reforça a nossa convicção sobre o caminho escolhido, utilizando a educação ambiental como instrumento de defesa das águas e preservação dos mananciais.
  
Almir Cicote é superintendente do Semasa.

Palavra do Leitor

Metrô
Parabenizo o atuante e tarimbado jornalista e escritor do imperdível livro Como um Cavalo Salvou a Vida de um Preso Político Evaldo Novelini, diretor de Redação deste prestigioso Diário, pelo apoio amplo, geral e irrestrito para que a vinda da tão esperada Linha 18-Bronze do Metrô seja célere e sem que o projeto original seja alterado. Que auspicioso saber que temos um periódico que é incansável arauto em prol de melhor qualidade de vida dos habitantes das cidades que serão servidas por este meio de transporte, que facilitará e diminuirá sobremaneira as idas e vindas dos usuários nos seus deslocamentos. Saudações eficientes e ligeiras.
João Paulo de Oliveira
Diadema

Cineminha
O Brasil em crise, briga gigante pela reforma da Previdência, popularidade do presidente em queda livre, enfim, o País ‘pegando fogo’ e o ‘presidentezinho de mentirinha’ tira a terça-feira, dia útil (menos para ele, que é inútil), para ir ao cinema com a primeira-dama, Michele Bolsonaro, assistir ao filme Superação – Milagre da Fé! Esse farsante só pode estar de brincadeira! Se fôssemos País sério ele não estaria mais no poder. Totalmente desinteressado pelas tarefas políticas. Deve ser porque passou 30 anos como parlamentar sem fazer absolutamente nada de relevante. E ainda tem os fanáticos que dizem que devemos torcer pelo presidente!
Maria Ap. Flores
Rio Grande da Serra

Subdistrito
Santo André está abandonada! As ruas do 2º Subdistrito estão esburacadas. No Parque Jaçatuba temos crateras nas ruas desde outubro e ninguém toma providência. A poda de árvores não vejo há anos. Dia 27 estive no Parque Regional da Criança e fiquei estarrecido com o que encontrei por lá. A erosão em caminhos é tão grande que estão interditados. O mato está tão alto que pode-se perder as crianças. Os brinquedos estão abandonados e com mato por todos os lados. Por onde andam nossos parlamentares e prefeito? Estou cansado de receber cartas de vereadores parabenizando pelo aniversário e tapinhas nas costas durante o processo de eleição. Mas e o tocante à administração? É por conta das chuvas? Os digníssimos responsáveis irão dizer que está chovendo muito? Ora, chove no mundo inteiro e administração competente se faz presente.
Carlos Alberto Frabetti
Santo André

Seremos sérios?
No Brasil, enquanto não surgirem políticos com amor à Pátria, preocupados em aprovar leis e projetos em benefício da população, dificilmente seremos reconhecidos como Nação séria perante outros países do mundo. Em um País em que se ‘pensa em levar vantagem em tudo’, o melhor é seguir a cartilha dos corruptos e incompetentes e cuidar de seus próprios interesses. Portanto, governantes e população responsáveis devem se unir pela moral, dignidade e pelo respeito pela Nação, ou essa politicagem de interesses irá afundar cada vez mais o Brasil. Fato esse que jamais possa ou venha a acontecer.
Sérgio Antônio Ambrósio
Mauá

Resposta
Sobre a carta da leitora Lili Amorinha Twain neste Diário (Poluição Sonora, ontem), o Semasa esclarece que fiscaliza as denúncias de ruídos provenientes de estabelecimentos comerciais e de serviços (fontes imóveis). O munícipe pode registrar a sua reclamação por meio de um dos canais de atendimento da autarquia, como postos de atendimento, fale conosco e também pelo telefone 115, que funciona 24 horas por dia.
Semasa

Nunca mais
Dia 31 de março, amanhã, seremos convidados(as) a refletir sobre os 55 anos do golpe militar no Brasil – grave, longa e dolorosa interrupção em nosso processo democrático. Ao contrário da diretriz do presidente, deveríamos aproveitar essa data para reconhecer os inúmeros e inegáveis avanços sociais, econômicos e políticos trazidos pela democracia, reconhecendo e valorizando a liberdade, a garantia de direitos e a pluralidade de ideias e opiniões que compõem a sociedade brasileira. Que o dia 31 sirva para nos lembrar daquilo que não queremos repetir – ditadura nunca mais – e para que possamos olhar para frente, imaginar e construir democracia que seja mais plural, promotora de liberdades, universal e equânime.
José Lourenço Pechtoll
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.