A manutenção preventiva de carros feita por um mecânico é muito mais completa do que a trivial que a maioria dos motoristas costumam fazer antes de pegar a estrada no feriado. Além de garantir a segurança dos ocupantes, evita-se o nervosismo de ficar parado na estrada e os gastos inesperados com um guincho.
Importância manutenção preventiva
“A manutenção preventiva é fundamental, e muitas vezes pode sair mais em conta que a corretiva”, comenta José Márcio, mecânico da Champion Serra, de Belo Horizonte (MG). “Superaquecimento e correia de motor arrebentada causam grandes transtornos, interrompendo completamente a viagem.”
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O mecânico avisa que a manutenção preventiva deve ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência à viagem, porque alguns ajustes podem ser necessários. Somente na loja onde trabalha, são 37 itens checados. “Quando se faz o balanceamento de rodas e o alinhamento de direção, já dá para identificar se há outras coisas com problemas, como o amortecedor, por exemplo.” Ele cita revisão de freios, velas do motor, correia dentada do motor como alguns dos itens que precisam ser checados no carro.
Novas ferramentas
Além da manutenção preventiva feita nas mecânicas, há outras ferramentas que permitem a identificação de falhas nos veículos. O dispositivo Engie, por exemplo, é um gadget que se conecta na entrada OBD2 do carro e analisa mais de 10 mil itens, avisando automaticamente pelo aplicativo se há algum problema. Ele também indica os tipos de reparos necessários.
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O dispositivo é compatível com modelos do ano 2002 (para álcool e gasolina) e 2005 (para diesel) em diante.
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Na galeria, relembre alguns carros casca-grossa que encaram qualquer desafio.
Foto: Reprodução/YouTube
Volkswagen Kombi: recentemente, um vídeo de uma Kombi andando depois de ter sido destruída por uma árvore. Só por essa valentia toda merece estar na lista
Chevrolet D20: Lançada nos anos 1980, rivalizou com as picapes da Ford, fazendo muito sucesso; na década seguinte foi substituida pela Silverado, que nunca se consagrou como a antecessora
Chevrolet D20
Dodge Dakota: fabricada no Brasil entre 1998 e 2001, teve sua versão esportiva R/T lançada em 2000, equipada com o motor V8 de 5,2 litros de 232 cv
Foto: By National Highway Traffic Safety Administration (File, Description) [Public domain],
via Wikimedia Commons Dodge Dakota
Foto: Reprodução
Engesa EE-4: o jipe brasileiro começou a carreira como militar, mas migrou para o lado civil. Chegou a utilizar a mecânica do Chevrolet Opala. Foi lançado em 1984 e saiu de linha em 1992, com a falência de sua fabricante
Ford Bronco: embora nunca tenha sido lançado no Brasil, ficou em produção nos Estados Unidos entre 1966 e 1996, totalizando cinco gerações
Ford Bronco
Ford F-100: lançada no Brasil durante os anos 1960, fez muito sucesso com sua robustez e se tornou um dos clássicos nacionais
Ford F-1000: produzida entre os anos 1970 e 1990, foi a sucessora natural da F-100
Ford F-1000: último visual do modelo no Brasil
Ford F-250: última picape grande da Ford no Brasil, ela ficou em linha de 1999 a 2012, quando foi descontinuada sem sucessora
Ford F-150 Raptor: recentemente sua segunda geração foi lançada, mas o modelo original foi revolucionário ao adotar um enorme motor V8 de 6,2 litros e 411 cv, capaz de fazer a picape encarar qualquer terreno com disposição e alta velocidade
Ford F-150 Raptor
Ford Rural Willys: lançada pela Willys Overland nos anos 1950, ficou em linha até 1977 no Brasil, passando a ter o nome Ford em 1972, quando a empresa adquiriu sua antiga fabricante
Foto: Flickr/John Lloyd
Gurgel X-12/Tocantins: embora não tivesse tração nas quatro rodas, o modelo da fabricante brasileira tinha ótimo desempenho off-road, sendo utilizado até hoje pelos trilheiros; ficou em linha de 1975 a 1992
Gurgel X-12/Tocantins
Hummer H1: baseado em um projeto militar, ficou em linha entre 1992 e 2006
Hummer H1
Foto: By IFCAR -
Own work, Public Domain,
Link Hummer H2: com o sucesso da primeira versão, a Hummer lançou o H2 em 2002, mantendo em linha até 2009
Foto: By
OSX -
Own work, Public Domain,
Link Hummer H2
Foto: By U.S. National Highway Traffic Safety Administration (safercar.gov) [Public domain],
via Wikimedia Commons Hummer H3: terceira e última versão, o H3 durou de 2005 a 2010
Hummer H3
Jeep Willys: outro veículo que saiu da linha militar, foi um dos pioneiros da Jeep e encarava qualquer terreno sem problemas
Lada Niva: embora ainda seja produzido na Rússia, o valente jipinho não aparece no mercado nacional desde o fim dos anos 1990; sua robustez tem fãs até os dias atuais no Brasil
Lada Niva
Foto: Divulgação
Lamborghini LM0002: conhecido como o "Lambo do Rambo", por conta da sua participação no filme, marcou os anos 1980 com seu porte grande, rodas enormes e um motor V12 de 375 cv, além de tração nas quatro rodas
Foto: Divulgação
Lamborghini LM002
Foto: Divulgação
Lamborghini LM002
Land Rover Defender
Land Rover Defender
Foto: Pablo Vaz/Mitsubishi
Mitsubishi Pajero TR4: ficou em linha no Brasil entre 2002 e 2015, sendo descontinuado sem um sucessor direto; pequeno no tamanho, tem grandes fãs entre a comunidade off-road
Foto: Pablo Vaz/Mitsubishi
Mitsubishi Pajero TR4
Foto: By
OSX -
Own work, Public Domain,
Link Toyota Bandeirante: primeiro veículo produzido pela Toyota no Brasil, ficou em linha entre 1962 e 2001
Troller T4: sua segunda geração segue em linha, mas a versão original, que foi lançada em 2000 e ficou em linha até 2014
Troller T4