Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Festa da firma!
Por Cíntia Bortotto
10/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Festa corporativa: embora este seja um momento de celebração, lembre-se de que este é um ambiente de trabalho. Devemos nos portar com alegria, mas com discrição, lembrando que ali estão as pessoas com quem você trabalha e que você ira encontrá-las no dia seguinte. Atitudes exageradas com relação a roupas, bebidas etc devem ser evitadas.

O que falar e não falar? Basicamente, siga o padrão corporativo. Coisas que você diria ou não diria no escritório norteiam o que você vai falar na festa. Por exemplo, é muito desagradável a pessoa que chega na festa de fim de ano e quer fazer uma reunião. Já vi isso acontecendo muitas vezes e é muito chato. Lembro que este espaço é para integrar.

Também é muito desagradável a pessoa que começa a paquerar todo mundo. Se for uma companhia mais aberta para isso, mesmo assim, faça com muito cuidado. Se é uma companhia que não permite, realmente não faça, até porque isso no outro dia será comentado e terá consequência.

As pessoas que têm cargo de liderança têm de ficar ainda mais atentas porque elas são o exemplo. Se tiverem um comportamento inadequado numa festa de fim de ano, isso será falado certamente.

Isso não quer dizer que as pessoas não possam se divertir, porque, na verdade, a festa existe justamente para isso, para que as pessoas possam confraternizar, dar risada juntas, nada disso é inadequado. Comer e beber com moderação são o que deve ser feito.

O que vestir? Normalmente as festas têm um tema, então é importante você saber qual ele é para você seguir e não aparecer totalmente destoado. Vista roupas discretas. Não é porque o tema é tropical que você pode ir de biquíni.

O bom-senso tem de ser utilizado. Muita transparência e muito decote não combinam com ambiente corporativo.
Bebida alcoólica: beba água para não passar do ponto. Esta é uma grande gafe, as pessoas acabam tendo que ser carregadas, bebem tanto que não conseguem dirigir. Infelizmente conheço caso de pessoas que dirigiram e sofreram acidentes. Bebeu, não dirija! Esta é uma mensagem muito importante. O RH (Recursos Humanos) costuma reforçar esse ponto nos convites. Vai beber? Pegue táxi, carona, mas não coloque sua vida em risco e a das outras pessoas. Também não dê vexame!

Vamos a uma listinha dos cinco maiores erros, então:

– Vestir-se inadequadamente
– Beber demais
– Fazer reunião de trabalho
– Dar em cima de uma pessoa que não quer nada com você
– Falar mal das pessoas da empresa ou da empresa

E como usar o evento a seu favor? Este é um momento que você pode se integrar com pessoas que normalmente você não conversa, se aproximar daqueles que não consegue no dia a dia de trabalho. É também uma grande oportunidade para conversar com executivos da companhia, com pessoas de áreas com projetos importantes que você tem interesse.

Evitando gafes e entendendo o propósito do encontro, a festa pode ser muito bem aproveitada.

Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.