Automóveis Titulo Prévia
Ford começa a
desvendar o Ka Sedan

Chamado de Ka Concept 4-Portas, sedã compacto da
montadora americana chega ainda neste ano ao Brasil

Por Marcelo Monegato
do Diário do Grande ABC
05/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marcelo Monegato/DGABC


A Ford revelou à imprensa especializada na segunda-feira (3), em São Paulo, o Ka Concept 4-Portas, que nada mais é que o futuro Ka Sedan a ser comercializado no Brasil ainda neste ano, possivelmente no segundo semestre – a marca não revela a data exata de estreia do modelo.

Por se tratar ainda de um protótipo, a unidade exposta aos jornalistas era totalmente oca, desprovida de acabamento interno e mecânica – assim como aconteceu com a versão hatch do compacto da Ford, já apresentada algumas vezes.

De acordo com o vice-presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Rogelio Golfarb, as definições sobre motores, equipamentos de série e preços ainda estão em andamento. O executivo, no entanto, confirmou que a nova família de modelos compactos contará com muitas inovações. “Tecnologia é o nome do jogo agora”, declarou. “A densidade de tecnologia nestes modelos (Ka e Ka Sedan) será bastante agressiva”, completou.

Na última semana, durante o Campus Party, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Capital, a Ford anunciou que a partir do meio deste ano disponibilizará o AppLink, sistema que dará acesso a aplicativos do smartphone por meio de comandos de voz. O sistema deverá ser uma das novidades da família Ka.

DESIGN

“Bonito.” “Bem resolvido.” “Vai dar trabalho à concorrência.” “Melhor ao vivo que nas fotos.” Estas foram algumas definições dos jornalistas ao analisar o visual do Ka Concept 4-Portas.

Criado e desenvolvido no centro de engenharia e de design da marca em Camaçari, na Bahia, o sedã traz dianteira arrojada, marcada pela ampla grade frontal, inspirada no Fusion e que já faz parte, por exemplo, da nova geração do Mustang.

Apesar de grande, o conjunto óptico dianteiro injetou sensação de o modelo ser de categoria superior. A lateral traz vinco marcante, que corta as maçanetas das portas e termina nas lanternas traseiras, invadindo a lateral e conferindo desenho similar ao do Chevrolet Prisma antigo – mas com linhas mais modernas.

Em comparação ao Ford Figo Sedan Concept apresentado simultaneamente no Salão de Nova Déli, na Índia, o Ka Concept 4-Portas é maior. A intenção da marca é oferecer um porta-malas mais generoso ao consumidor brasileiro, que exige mais espaço.

Já em relação à concorrência, o representante da Ford coloca-se em pé de igualdade a adversários de peso, que conquistaram clientes não apenas pela racionalidade, mas também pelo visual. Destaque especial para Hyundai HB20S, Renault Logan e Chevrolet Prisma.

MOTORIZAÇÃO

A Ford não revela os motores que serão adotados pelo futuro Ka Sedan. É praticamente certo, no entanto, que um propulsor 1.0 12V bicombustível de apenas três cilindros – como o que será utilizado pelo Volkswagen up! (confira reportagem nas páginas 6 e 7) – seja uma das variações. A outra provavelmente será a 1.5 16V Flex usada pelo New Fiesta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;