Política Titulo Educação
Santo André terá escola de governo para capacitação de servidores

Projeto lançado pelo prefeito Paulo Serra também quer formar líderes no âmbito do funcionalismo e mostrar a importância das políticas públicas

Por Daniel Tossato
10/02/2022 | 08:12
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de Santo André, comandada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), lançou ontem, em evento no Paço Municipal, a Escola de Governo do Executivo Andreense, iniciativa que tem como proposta incentivar, capacitar e promover o aperfeiçoamento dos servidores.

Um dos objetivos da escola é a de formar líderes no âmbito do funcionalismo para que haja sucessão positiva dentro dos quadros da administração. A formação também deverá servir para que o servidor tenha ciência da importância das políticas públicas para a população, de modo geral, e de como lidar com o munícipe.

“A criação desta escola tem um significado especial. Santo André sempre foi pioneira na capacitação pública dos servidores, e essa iniciativa não é diferente. A cidade entendeu, ainda no passado, que esse tipo de ação era uma demanda. É um projeto fundamental para refletir a cidade no médio e longo prazos”, declarou Paulo Serra.

O primeiro passo será a formação do conselho gestor, que terá integrantes natos de diferentes secretarias e diretorias, além dos eleitos, oriundos do corpo de servidores estatutários. O presidente da instituição será o prefeito. Dentro da formação e capacitação dos servidores estão estipulados oito programas e 27 projetos, contando ainda com o apoio da Fundação Santo André.

Como destaque está o programa Servidor do Futuro, que, por meio de concurso público, contratará trainees. Metade da carga horária de trabalho será destinada aos estudos no curso de tecnólogo em gestão pública, com três anos de duração. A expectativa é a de que a primeira turma seja iniciada em agosto. Outras ações passam pela formação de um centro de pesquisa e fomento à inovação pública, além do programa de pós-graduação para os servidores efetivos.

Nos próximos meses, a Escola de Governo dará andamento no plano de implantar as ações, buscando espaço físico de aulas, além de formar uma escola virtual, para abranger o maior número possível de servidores. Após a criação do conselho gestor, o orçamento será aprovado. O valor gira em torno de R$ 2 milhões. A expectativa é formar cerca de 3.000 servidores até 2024.

O projeto de lei que instaurou a Escola de Governo foi aprovado no dia 21 de dezembro. A propositura contou com a articulação do presidente da casa, Pedrinho Botaro (PSDB), para que recebesse apoio dentro do Legislativo.

“A Escola de Governo vai despertar nos servidores um novo olhar sobre a gestão pública. Ela será de extrema importância para a formação do funcionário, que poderá se sentir com mais embasamento para pode opinar e até participar com mais embasamento sobre a própria atuação”, avaliou Botaro durante o evento.

Um dos coordenadores da ideia, o diretor executivo da Escola de Governo, Thiago Rocha, que também é servidor público comissionado, fez a apresentação do projeto no evento de ontem. Rocha avaliou que o primeiro grupo deverá ser formado em dezembro de 2023. Já a aula magna, que abrirá os trabalhos da escola, está programada para ocorrer em agosto.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Paulo Serra, mas também queria agradecer ao (José) Police Neto (secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos), que também deu início ao projeto da Escola de Governo. Com o curso queremos formar lideranças dentro do funcionalismo público”, afirmou Thiago Rocha. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;