Cena Política Titulo
Tropa de Elite

A Tropa de Elite da Prefeitura de São Bernardo está mais perdida do que cego em tiroteio

Por Do Diário do Grande ABC
07/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"A Tropa de Elite da Prefeitura de São Bernardo está mais perdida do que cego em tiroteio. É um exonera e desonera, nomeia e desnomeia, portarias anuladas e desanuladas, erratas para corrigir nomes, até nomear uma pessoa em dois cargos já saiu no famigerado e tão aguardado Notícias do Município, o jornal do cai e não cai. Enfim um vai-e-volta sem fim dos almejadíssimos cargos comissionados.

Só isso já denota o despreparo do governo que inclui você, pois os novos mandantes do Executivo, do mais alto aos quintos escalões, ninguém está seguro. E olha, vejam bem a nova estrutura que o PT vai mandar para a Câmara e que agora é prioridade zero: se concretizar o que o Marinho já anunciou em outubro, vai haver secretarias em duplicata: duas Secretarias de Planejamento, duas Secretarias de Finanças, duas Secretarias de Ação Social e por aí vai, com nomes diferenciados, naturalmente. Mas por que uma nova Secretaria de Orçamento Participativo se já existe outra que poderia perfeitamente comportar esse item?

E assim vai, basta analisar as atribuições e as competências. Serão criados cargos que não acabam mais, nesta terrível época de crise financeira, onde operários são obrigados a aceitar a redução dos salários para não perder emprego."

Espaço cedido a uma leitora desta coluna, decepcionada com as trapalhadas dos subordinados do c prefeito Luiz Marinho.

BASTIDORES

Ele já está lá

Conforme este colunista revelou há duas semanas, Epeus Pinto Monteiro já atua em outro Paço. Depois de descer a Avenida Pereira Barreto, de Santo André a São Bernardo, ele foi nomeado diretor de Transportes e Vias Públicas. Por integrar a Tropa de Elite (ex-República de Santo André), Epeus trabalhará naquilo de gosta e sabe. Em contrapartida, Oscar Jupiraci da Silva Oliveira, 20 anos no serviço público e há 15 como fotógrafo do gabinete, foi mandado para a Defesa Civil, onde terá de registrar incidentes em áreas de risco. Detalhe: departamento não tem máquina fotográfica.

Rei, sempre Rei

Não se pode negar: Maurício Soares é o rei do Paço de São Bernardo, para irritação da primeira-dama Nilza de Oliveira, com quem teve divergências nos últimos dias. Em postos-chave estão vários indicados por ele, inclusive o motorista do atual prefeito, Carlão, é indicação de Maurício. Na Comunicação, desde o início do ano está a prima Ana Lúcia, de maneira ilegal, já que até agora nenhuma portaria com sua nomeação foi publicada. A parente até colocou reportagem no site, como pode ser constatado no endereço http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=4470&qt1=0

Plural e singular

O discurso dos integrantes da administração andreense não está afinado. Enquanto o prefeito Aidan Ravin (PTB) se posiciona em seus comentários e declarações sempre no plural, tem integrante do primeiro escalão que faz questão de falar só na primeira pessoa, seja no presente do indicativo, no passado ou no futuro: "Eu faço, fiz e farei. Despachei, determinei, mandei". O ruim é que o pluralismo começa a contagiar os demais servidores públicos, comissionados ou concursados, na contramão do chefe do Executivo. Tem sido comum ouvir "sou eu que despacho, sou que decido, eu que mando fazer".

Quem é, quem é

Chega de mistério: o personagem que iniciou trajetória política aos 13 anos, por meio de peças teatrais em São Bernardo e que depois conquistou Santo André e hoje é respeitado por empregados e empregadores é Carlos Alberto Grana, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Grana, com domicílio eleitoral em Santo André, não esconde que sairá candidato a deputado estadual em 2010 e, como o partido na cidade está esfacelado desde o racha dos grupos Vanderlei Siraque e Ivete Garcia, tem seu nome cada dia mais fortalecido para concorrer ao PT à Prefeitura, em 2012. Quem viver verá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;