Internacional Titulo
EUA não querem grande ampliação do Conselho de Segurança
Por Da AFP
02/02/2006 | 08:48
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos se opõem a uma grande ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas aceita que o Japão se torne o único novo membro permanente dessa alta instância da ONU, informou a imprensa japonesa citando um alto funcionário americano.

"Ainda não encontramos um modelo que satisfaça nossa vontade de não realizar uma grande ampliação do Conselho, mas que responda aos desejos do Japão de obter um posto permanente", declarou o embaixador americano na ONU, John Bolton, ao jornal The Asahi Shimbun.

"Uma alternativa é que o Japão se junte ao Conselho de Segurança como membro permanente", acrescentou.

Recentemente, o Japão havia aceitado a proposta de Brasil, Índia e Alemanha para que os quatro países tentassem em conjunto se tornar membros permanentes do Conselho de Segurança. No entanto, o Japão desistiu desta opção devido à forte rejeição dos Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;