Internacional Titulo
Bento XVI ora pela paz na primeira Páscoa de seu pontificado
Por Da AFP
16/04/2006 | 11:34
Compartilhar notícia


O Papa Bento XVI pediu na mensagem do Domingo de Páscoa a busca de uma convivência pacífica entre os povos, as culturas e as religiões do mundo, e citou vários temas que preocupam a comunidade internacional atualmente.

Depois da primeira missa de Páscoa de seu pontificado, celebrada sob o sol da primavera (hemisfério norte) na Praça de São Pedro diante de 100.000 pessoas, Bento XVI - que completa 79 anos neste domingo - apresentou a tradicional benção 'Urbi et Orbi' (à cidade e ao mundo).

O Sumo Pontífice anunciou mensagens de felicitação em 62 idiomas, do italiano ao latim, passando pelo alemão, sua língua natal, e o português.

"Uma Páscoa feliz com o Cristo ressuscitado", afirmou.

A atmosfera festiva deste domingo, o mais importante do calendário cristão, foi bem diferente dos momentos dramáticos da Páscoa de 2005, marcada pela agonia de João Paulo II.

O Papa polonês morreu no dia 2 de abril de 2005, seis dias depois do fim da Semana Santa, e Bento XVI o sucedeu em 19 de abril.

Entre os pedidos do chefe da Igreja Católica estavam melhores condições de vida e a consolidação das instituições nos países latino-americanos.

"Que o espírito dos vivos proporcione um renovado dinamismo nos esforços dos países latino-americanos para que as condições de vida de milhões de pessoas melhorem, e as instituições democráticas se consolidem em um espírito de concórdia e solidariedade ativa".

O Sumo Pontífice manifestou o desejo de que os italianos encontrem serenidade e concórdia depois das eleições legislativas, pois cinco dias depois da votação o país ainda espera a verificação das cédulas impugnadas pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, derrotado por Romano Prodi, e a confirmação do resultado pela justiça.

"No momento concreto que vive a Itália, que o Senhor ressuscitado conceda serenidade à comunidade nacional e dê forças aos que trabalham a seu serviço, com o desejo vivo de dar prosseguimento aos objetivos de concórdia e de desenvolvimento autêntico pelo bem de todos", declarou Bento XVI.

"Que a luz resplandecente do Cristo ressuscitado leve alegria ao coração dos habitantes e às famílias da cidade de Roma e de toda a nação italiana, sobretudo aos que conhecem a necessidade e as dificuldades", acrescentou o pontífice, que é o bispo da capital italiana.

Bento XVI também fez um pedido a israelenses e palestinos, ao defender o diálogo para superar os obstáculos e solucionar o conflito na Terra Santa.

"Desejo verdadeiramente a paz àqueles que tomam parte no conflito na Terra Santa e os convido ao diálogo paciente e perseverante que supere os obstáculos, antigos e novos", afirmou.

O Papa pediu que se evite a tentação das represálias no conflito israelense-palestino.

Também manifestou o desejo de que a comunidade internacional, que reafirma o justo direito de Israel existir em paz, ajude o povo palestino a superar as precárias condições de vida e a construir seu futuro com a constituição do próprio Estado.

Outro tema abordado foi a questão nuclear. Bento XVI pediu negociações leais, com o objetivo de alcançar uma convivência pacífica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;