Setecidades Titulo
Ritual de candomblé precede desfile de 5 escolas em Diadema
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
05/02/2005 | 16:24
Compartilhar notícia


As raízes africanas e o ritmo esfuziante do bloco Axé Odara abrem o desfile das escolas de samba do grupo único de Diadema neste sábado à noite, a partir das 20h. Na seqüência, cinco agremiações tomam conta da avenida Ulysses Guimarães, na Vila Nogueira, tradicional passarela do samba na cidade. A segunda parte do desfile continua neste domingo, com a participação de mais cinco escolas. Todas as agremiações terão uma hora e 15 minutos para apresentar seu enredo na avenida. E a cada uma será lançado o desafio de empolgar o público, estimado em 30 mil pessoas por noite, além de arrancar boas notas da comissão julgadora.

Mesmo sem entrar na disputa pelo título, a apresentação dos 30 componentes do bloco Axé Odara é um espetáculo à parte. O grupo foi fundado pela comunidade negra do Jardim Campanário, e traz o batuque do afoxé para a passarela do samba. O afoxé tem ritmo semelhante aos de terreiros de candomblé. A participação do bloco na abertura do Carnaval de Diadema simboliza um ritual de lavagem da avenida. A intenção é desejar boa sorte ao “abrir caminhos” para que as escolas dêem um belo espetáculo.

A primeira escola de samba a pisar no sambódromo é a Acadêmicos da Liberdade. Por conta da condição de pleiteante em 2005, a agremiação não recebeu a subvenção de R$ 28,5 mil da Prefeitura. Segundo fontes ligadas à Liga das Escolas de Samba de Diadema, a carência de recursos prejudicou os preparativos finais da Acadêmicos no decorrer desta semana. Sexta-feira, havia rumores de que a escola nem mesmo desfilaria neste sábado à noite. O Diário procurou a diretoria da escola, mas ninguém foi localizado.

A segunda escola a se apresentar na avenida Ulysses Guimarães é a Unidos da Vila Nogueira, que neste ano homenageia o Circo-Escola de Diadema. Em seguida vem a Tradição Centro-Sul, que vai falar sobre o folclore amazônico. Lendas como a de Iara Mãe D’Água serão contadas na avenida.

Penúltima da noite, a Unidos da Vila entra na avenida para narrar a história do Carnaval. Às 2h15 está previsto o quinto e último desfile de sábado, com a corintiana Estopim da Fiel. Neste ano, a diretoria da escola resolveu fugir do tema futebol para homenagear o Estado de Minas Gerais.

Estrutura – O público que assistir ao desfile das escolas de samba na avenida Ulysses Guimarães será acomodado nos 300 m de arquibancada montada na passarela, com capacidade para 5 mil pessoas. Um total de 25 banheiros químicos, sendo dois exclusivos para portadores de deficiência, estarão dispostos atrás das arquibancadas.

A Prefeitura promete manter uma ambulância de plantão no local para o atendimento a emergências. A segurança estará reforçada por um efetivo formado por 110 Guardas Municipais, mais cem policiais militares por noite.

Para chegar à passarela do samba, o melhor meio de transporte é o trólebus, que passa ao lado da avenida Ulysses Guimarães. Neste sábado e segunda-feira, os horários das linhas 285 (São Mateus/Ferrazópolis) e 288 (Ferrazópolis/Jabaquara) funcionam 24 horas. Outras opção são as linhas municipais 21DP, 22DP, 23DP, 24DP, 33DP e 34DP. Quem for de carro pode estacionar na avenida Roberto Gordon, próxima à Ulysses Guimarães, e nas demais ruas do entorno.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;