Memória Titulo
Historiadores do futebol: a 107ª reunião
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Por motivo das últimas abundantes chuvas, o campo do Floresta acha-se alagado de modo a não permitir a realização do jogo entre o Minas Gerais FC e o Palestra Itália, para hoje anunciado.”

“Jogo de hoje: Cinco de Outubro x São Caetano.”

Fonte: O Estado de S. Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1919.

 

Neste sábado, o Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol) realiza a sua reunião número 107, no Pacaembu. O convidado será o lateral Donizeti (Roberto Donizete Dagostino), com passagens por Palmeiras, Goiás, Inter de Limeira e São Bento. Donizete jogou na Seleção Paulista (1973) e na Seleção Brasileira de Novos (1974).

 

A presença de um ex-jogador profissional é sempre importante nessas reuniões do Memofut. Normalmente distante da mídia, o convidado se sente muito à vontade entre os admiradores do futebol presentes, e relata aspectos curiosos muitas vezes passados despercebidos à época dos acontecimentos.

 

E MAIS...

A reunião de amanhã do Memofut tem ainda como pauta, além da conversação geral e troca de livros, revistas e notícias do futebol, duas atrações:

A Gazeta Esportiva Ilustrada: melhores momentos – vol. 2, por José Roberto Fornazza.

Análise do livro O Negro e o Futebol Brasileiro, obra-prima de Mario Filho, por Alexandre Andolpho e Rodrigo Saturno Braga (parte V – penúltima).

 

MEMOFUT – 107ª REUNIÃO

Quando – amanhã, sábado, dia 9

Local – Auditório Armando Nogueira, Museu do Futebol

Horário – Das 8h30 às 13h

Endereço – Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, Praça Charles Miller, em São Paulo.

 

Santo André presente

Renato Moreno de Senna representou o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa na reunião realizada no Diário e que abriu o Encontro Paulista de Literatura, iniciativa da Editora Matarazzo no ano do seu quarto aniversário.

Renato forma uma bela dupla com a museóloga Mayra Gusman de Souza, gerente do museu.

Na data da reunião no Diário, Renato encontrou-se com o Sr. Flávio Vertematte, que preserva a coleção de ferramentas fabricadas pelo pai, Sr. Natalino. E confirmou os entendimentos realizados entre as partes para que este ferramental seja preservado e exposto em Santo André.

 

Interação com Facebook

‘Dos parentes, amigos e benfeitores’

“Outro dia mandei uma carta para o Alto Xingu perguntando se ainda estava aberta a vaga de abridor de picada. Nem me responderam. Vai ver que deram o cargo para algum parente, amigo ou compadre de algum cacique.”

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 8 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 8 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6983

Carnaval 89 – Reforço policial tentará conter brigas na apuração em Santo André. Ocara acusa Vila Alice de desfilar com alas inteiras da Mocidade Alegre, de São Paulo, inclusive as mesmas fantasias.

 

Em 8 de fevereiro de...

1919 – O lavrador Antonio Rodrigues, 26 anos, morreu afogado num rio de São Bernardo, durante as últimas enchentes.

A Prefeitura de São Bernardo adquiriu área a fim de aumentar o cemitério local.

O professor Morato de Carvalho, inspetor escolar, visitou as escolas públicas da região.

A residência de Fernando de Araujo, auxiliar da fábrica Kowarick, foi arrombada. Perseguidos, os assaltantes fugiram sem nada levar.

Internacional – A constituição da Liga das Nações, cf. noticiário do Correio Paulistano.

1964 – Inaugurado o ginásio de esportes da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, denominado Ginásio Lauro Gomes de Almeida.

Nota – São 55 anos de uma obra futurista, sólida, cuja construção foi acompanhada pelo próprio Lauro Gomes, que a inaugurou poucos meses antes de falecer como prefeito de Santo André.

1974 – Inaugurada a Galeria Campos Sales, com o cinema Studio Center, em Santo André.


Santos do Dia

Jerônimo Emiliano (ou: Emiliane, Emiliani). Duas paróquias próximas, em Santo André, possuem capelas dedicadas a São Jerônimo Emiliano: a capela do Parque Miami, ligada à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe; e a capela do Jardim Santo André, integrada à Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos.

Josephine Bakhita

Ciríaco

Juvêncio

 

Municípios Brasileiros

Hoje é o aniversário de Água Clara, no Mato Grosso do Sul

 

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;