Internacional Titulo
EUA dizem que Irã segue buscando armas nucleares
Por Da AFP
13/02/2004 | 08:54
Compartilhar notícia


O Irã permanece tentando obter armas nucleares, apesar dos compromissos assumidos junto à comunidade internacional, advertiu na quinta-feira o subsecretário americano de Estado, Richard Armitage.

"Temos acompanhado a questão iraniana muito de perto e não há dúvida em nossa mente de que o Irã segue a procura de um programa de armas nucleares", disse Armitage. O Irã "não está cumprindo seu acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) e precisamos prosseguir com nosso esforço, junto com nossos amigos europeus, para obter isto", acrescentou.

O subsecretário americano de Estado para o Desarmamento, John Bolton, já havia realizado um comentário similar em Berlim.

A Aiea revelou na quinta-feira, em Viena, que descobriu planos do Irã para um modelo aperfeiçoado de centrífuga não declarado por Teerã, o que viola o compromisso iraniano sobre revelar informações do programa nuclear.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Kamal Kharazi, disse nesta quinta-feira em Roma que seu país "não planeja desenvolver armas nucleares" e reafirmou que Teerã quer cooperar com a Aiea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;