Internacional Titulo
Presidente da Cruz Vermelha fala com Bush sobre prisioneiros
Por Da AFP
15/02/2005 | 13:59
Compartilhar notícia


O titular do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), Jakob Kellenberger, falou com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sobre o destino das pessoas detidas pelo Exército norte-americano no Iraque e na base de Guantánamo em Cuba.

Kellenberger foi recebido esta segunda-feira na Casa Branca na primeira audiência concedida por um presidente americano ao presidente da Cruz Vermelha desde a primeira guerra do Golfo, há 14 anos.

A discussão tratou das preocupações do CRCV sobre as prisões por parte das autoridades americanas, os principais desafios que enfrenta a instituição nos conflitos armados em todo o mundo e uma avaliação dos contextos em que se desenvolveram as operações mais importantes do organismo.

Kellenberger também conversou com a secretária de Estado americana, Condoleeza Rice, e com o conselheiro de Segurança Nacional, Steven Hadley, e deve ser recebido ainda hoje pelo secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, segundo o porta-voz da CICV, Florian Westphal.

O CICV é o guardião das convenções de Genebra, que regulamentam o tratamento a ser dado aos prisioneiros de guerra e das populações civis ocupadas.

Desde a última visita de Kellenberger a Washington, há um ano, a imprensa publicou trechos de informes confidenciais do CICV criticando o tratamento dos prisioneiros no Iraque e na base de Guantánamo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;