Internacional Titulo
Rumsfeld chega à Croácia para reforçar relações militares bilaterais
Da AFP
08/02/2004 | 14:10
Compartilhar notícia


O secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, chegou neste domingo a Zagreb (Croácia) para uma breve visita, durante a qual deve se reunir com as mais importantes autoridades locais com a intenção de reforçar as relações militares bilaterais.

Seu primeiro encontro será com o chefe de Estado croata, Stipe Mesic, com o qual se reúne depois de chegar ao aeroporto. Nesta visita de algumas horas, Rumsfeld, que chega de Munique, onde participou da 40ª conferência internacional sobre segurança, vai encontrar-se também com o primeiro-ministro Ivo Sanader, e com o ministro das Relações Exteriores, Miomir Zuzul, e o da Defesa, Berislav Roncevic.

A Croácia deseja ser membro da Otan a partir de 2006 e esta questão será discutida durante a visita de Rumsfeld. Por outro lado, a autoridade americana vai destacar aos interlocutores que reforçar a cooperação militar depende de uma resposta favorável de Zagreb em relação ao pedido americano de dar imunidade aos americanos acusados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

"A Croácia, assim como outros países que passarão a integrar a União Européia, foram pressionados a não firmar este tipo de acordo com os Estados Unidos", declarou uma autoridade americana que acompanha Rumsfeld.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;