Cultura & Lazer Titulo
Moscou inaugura exposição em homenagem a Stalin
Por Da AFP
20/02/2003 | 14:01
Compartilhar notícia


Uma exposição dedicada a Josef Stalin, ditador implacável e símbolo das grandes vitórias soviéticas, foi inaugurada esta quinta-feira, em Moscou, por ocasião do 50° aniversário de sua morte, ocorrida em 5 de março de 1953.

"Ainda não podemos ter uma visão totalmente objetiva sobre o papel que Stalin desempenhou", comentou a diretora do Museu de História Contemporânea da Rússia, Tamara Chumnaya, ao inaugurar a mostra.

Meio século depois de sua morte, Stalin, que instaurou o terror em toda a União Soviética, continua sendo venerado por defensores e a controvérsia era grande na inauguração da exposição.

"Houve certos excessos na atividade de Stalin, mas isso ocorreu porque ele estava mal informado. E, sem ele, jamais teríamos vencido a Segunda Guerra Mundial", afirmou Gueorgui Kumanev, um historiador militar.

A exposição, que poderá ser visitada durante quatro meses, apresenta fotos, documentos, quadros, esculturas e objetos pessoais de Stalin, sua família e colaboradores, a maioria dos quais morreram nas purgas stalinistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;