Economia Titulo
Vice do BC japonês diz que não é certo descartar novos cortes de juros
Por
08/09/2016 | 05:18
Compartilhar notícia


O vice-presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Hiroshi Nakaso, disse hoje que não é certo descartar a possibilidade de novos cortes na taxa de depósitos - que passou a ser negativa no primeiro semestre - apenas porque eventuais reduções podem prejudicar os lucros do setor bancário.

"Uma avaliação estática e uniforme que descarte quaisquer novos cortes na taxa negativa de juros, em função dos lucros das instituições financeiras, não seria a abordagem correta", afirmou Nakaso, em discurso feito na Câmara Americana do Comércio no Japão. "Dependendo da situação da atividade econômica e dos preços, e das condições financeiras, medidas adicionais podem ainda ser consideradas necessárias, após pesarmos os efeitos da política em relação ao custo da intermediação financeira", acrescentou.

Segundo Nakaso, o banco central japonês precisa buscar o equilíbrio certo entre os efeitos positivos e as desvantagens de suas medidas, mas a forma "que os equilibramos precisa ser dinâmica".

Desde fevereiro, o BoJ vem cobrando uma taxa de -0,1% sobre certos tipos de depósitos em ienes de bancos comerciais, numa tentativa de estimular a atividade econômica. A medida causou uma forte diminuição do custo do empréstimos de curto e longo prazo, mas o consumo e os investimentos não avançaram. Além disso, a liberação de crédito pelo setor bancário mostrou desaceleração.

Representantes de bancos alegam que a taxa negativa compromete seus lucros, sem impulsionar a economia.

Os comentários de Nakaso devem ajudar a reforçar a especulação nos mercados financeiros antes da próxima reunião de política monetária do BoJ, prevista para 20 e 21 de setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;