Nacional Titulo
Campanha alerta sobre trombose durante vôos
Por
02/02/2001 | 01:02
Compartilhar notícia


A partir desta sexta-feira a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular vai distribuir, nos dez principais aeroportos brasileiros, panfletos alertando para o risco de trombose venosa (formação de coágulos nas veias) durante viagens longas. A sociedade deve ainda preparar vídeos para as empresas áreas veicularem durante os vôos.

O mal, conhecido como síndrome da classe econômica, ficou conhecido no ano passado, depois da morte da inglesa Emma Christoffersen, 28 anos, que viajara da Austrália para a Inglaterra. Segundo o cirurgião cardiovascular Jacson Caiafa, que coordena a campanha de prevenção a doença, a trombose ataca quem fica sentado por muitas horas.

“O risco não é só para quem viaja de avião, mas também de ônibus e carro”, explicou. Por isso, o médico pretende estender a distribuição dos folhetos nas rodoviárias e entre os caminhoneiros. A trombose venosa pode evoluir para embolia pulmonar, que é o entupimento de veias dos pulmões. “O coágulo, que normalmente começa na perna, pode se movimentar e chegar aos pulmões. Se muitas veias ficarem entupidas, a pessoa morre”, disse Caiafa.

Os panfletos recomendam aos passageiros de avião que movimentem os pés e as pernas regularmente durante a viagem, a fim de não dificultar a circulação do sangue. A ingestão de líquido também é muito importante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;