Internacional Titulo
Pesquisas mostram vantagem do voto pró-Europa
23/06/2016 | 04:56
Compartilhar notícia


No dia do plebiscito, duas novas pesquisas de intenção de voto conhecidas mais cedo sinalizam vantagem do grupo favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia. A pesquisa ComRes realizada para o jornal Daily Mail e a emissora ITV mostra vitória do grupo pró-Europa com 54% dos votos válidos, contra 46% de apoio para o Brexit. No levantamento feito pelo instituto YouGov para o jornal The Times, os números sinalizam cenário mais apertado, com 51% dos votos válidos para a permanência no bloco europeu e 49% para a saída da UE.

A pesquisa ComRes mostrou que 48% dos entrevistados declararam voto na permanência na UE e 42% afirmaram que votarão nesta quinta-feira pelo Brexit. Há, ainda, parcela de 11% de indecisos. Quando são contabilizados apenas os votos válidos, o levantamento mostrou aumento de 3 pontos para o grupo pró-UE e queda de 3 pontos no voto pelo Brexit. Assim, a diferença que era de 2 pontos favoráveis à permanência cresceu para oito pontos pró-Europa.

"Mais de quatro quartos (82%) informaram que definitivamente chegaram à data do plebiscito já decididos, enquanto 17% dizem que podem mudar o voto", cita a pesquisa. O grau de certeza é um pouco maior que o visto na eleição geral de 2015, quando 80% chegaram à véspera com clareza sobre a escolha. A pesquisa ComRes envolveu 1.032 adultos com mais de 18 anos entrevistados por telefone entre os dias 17 e 22 de junho.

Outra pesquisa conhecida foi publicada pelo instituto YouGov, por encomenda do jornal The Times. Nessa sondagem, foram divulgados os votos válidos que mostram vantagem do grupo pró-Europa, com 51% contra 49% pelo Brexit. O voto favorável à Europa lidera com 80% entre os jovens entre 18 e 24 anos e, ao contrário, o grupo que defende a saída do bloco europeu lidera com 63% entre os eleitores com mais de 65 anos. Em Londres, a pesquisa cita que há sinalização de vitória do "Permanecer" com 62% versus 38% para o "Sair".

"Nossa pesquisa sugere que a corrida está muito apertada, mas a tendência recente tem apontado para o voto pelo ''Permanecer''. Assim como em outros plebiscitos no passado, esse também mostra um movimento de última hora favorável à manutenção do status quo", cita a pesquisa. O levantamento YouGov foi feito pela internet com 3.766 eleitores entre os dias 20 e 22 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;