Esportes Titulo
EC São Bernardo derrota o Palestra
Thiago Silva
do Diário do Grande ABC
18/06/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


No clássico mais antigo da cidade, o Esporte Clube São Bernardo venceu o Palestra por 2 a 0, ontem à noite no Baetão, pela primeira rodada do returno da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Os gols foram marcados por Robson e Emerson.

Com a vitória, o Cachorrão ultrapassou a Portuguesa Santista, que joga hoje contra o São Vicente, e assumiu a liderança do Grupo 6 com 18 pontos. Se deixou bem encaminhada classificação à próxima fase, o Esporte Clube praticamente sepultou as chances do Alviverde, que estacionou na penúltima posição da chave, com quatro. Apenas um milagre pode colocar o Dogão na segunda etapa da competição.

O Palestra, que contou com as estreias do lateral Alexandre e do zagueiro Wesley, começou a partida com mais vontade e por pouco não abriu o placar com Carlos Bispo, que mandou para fora. Pouco depois, o Esporte Clube respondeu. Chuck recebeu no ataque e tocou sobre o goleiro Vinicius, mas a bola caprichosamente foi para fora.

Aos poucos, o São Bernardo tomou conta da partida e marcou aos 20 minutos. Robson cobrou falta com categoria no ângulo esquerdo do arqueiro palestrino. Com o resultado adverso, o Alviverde pressionava mais o adversário em busca do empate, principalmente em jogadas do veterano Alexandre, mas o time pecava no último passe.

Após o intervalo, a partida ficou bem mais movimentada e novamente com o Alviverde criando primeiro. O volante Tássio teve duas boas chances de gols, mas errou o alvo em ambas. Do outro lado, Chuck ficou perto de marcar, mas o chute saiu rente à trave direita de Vinicius. O Esporte Clube criou outra oportunidade com Diego, que arriscou de longe e obrigou o goleiro do Palestra espalmar para fora.

Apesar do equilíbrio em campo, o São Bernardo justificou por que está na parte de cima da tabela. Em contra-ataque, Emerson, que havia acabado de entrar, lançou na direita para Chuck, que recebeu, driblou o marcador e cruzou para o próprio Emerson cabecear e ampliar a vantagem aos 25 minutos.

A felicidade do volante durou pouco. Emerson, que se recuperou de lesão - rompeu o adutor da coxa direita três dias antes do início do campeonato - voltou a sentir a contusão e deixou o campo mais cedo.

Do outro lado, o segundo gol deixou o Palestra nervoso. E assim, pouco assustou o Esporte Clube.

 

Só o amor explica mobilização da torcida

O que leva alguém a assistir um jogo da Segunda Divisão do Campeonato Paulista (que na verdade é a quarta) em uma sexta-feira à noite? Amor incondicional. Essa é a resposta dos torcedores de Palestra e Esporte Clube São Bernardo. E somente entende isso quem acompanha de perto o sofrimento em cada jogada ou polêmica da arbitragem.

"No Brasil, as pessoas não sabem torcer de verdade porque é fácil torcer por um clube grande, mas estar junto com a equipe quando ela está na m... não é para todo mundo. Acompanho o Palestra onde ele for. Saio mais cedo do trabalho para assistir. Isso é amor pelo time, não tem como explicar", frisou o bancário alviverde Felipe Gardinal, 25 anos.

Com o cinegrafista Thiago Teixeira, 28, não é diferente, principalmente porque paixão pelo Esporte Clube começou em casa com o tio Wilson Messa, ex-atleta do time na década de 1950. "Eu vou aos jogos desde criança, esse é meu primeiro time. Já assisti jogo sozinho (na torcida do São Bernardo) no Baetão", recordou.

Rivais, os torcedores de ambos os times concordam com um detalhe: os dois clubes são os verdadeiros e únicos representantes da cidade. "Essa partida é o clássico do Grande ABC. O outro time (São Bernardo FC) nós nem acompanhamos", criticou o desempregado Sandro Maniezo, 29.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;