Contexto Paulista Titulo
Pesquisa apoiará ‘cidades inteligentes’
Wilson Marini
Da APJ
25/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O conceito de ‘cidade inteligente’ ganha espaço na área de pesquisa aplicada no Estado. A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) acabam de anunciar em conjunto o lançamento de propostas com foco em pequenas empresas paulistas de produtos, processos e serviços inovadores. O objetivo é criar projetos de sustentabilidade em áreas urbanas. De acordo com divulgação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o conceito de cidade inteligente significa ‘resolver problemas por meio de soluções disruptivas’. Na prática, será feito uso de materiais integrados com sensores, dispositivos eletrônicos e redes de comunicação, os quais serão ligados com sistemas computadorizados, para análise de dados a partir de algoritmos inteligentes que tomam decisões. Vários setores da comunidade podem ser beneficiados com esse avanço tecnológico, como meio ambiente, Mobilidade, Segurança pública, Educação, Cultura e Saúde. Somam R$ 10 milhões os recursos alocados para financiamento dos projetos a serem selecionados. Podem participar da chamada microempresas empresas de pequeno porte, pequenas empresas e médias empresas brasileiras, desde que sediadas no Estado de São Paulo e constituídas pelo menos há 12 meses antes do lançamento do edital. A pesquisa poderá durar até 24 meses. O orçamento solicitado na proposta poderá ser de até R$ 1,5 milhão.

O conceito
Em junho, nos dias 8 e 9, será realizada no Rio a versão 2016 do evento Connected Smart Cities – Cidades do Futuro no Brasil. Os organizadores avisam que wi-fi livre em praças e ônibus não é indicativo de que a cidade está mais inteligente. E que ‘digital’ não significa necessariamente ‘inteligente’. Exemplo de cidade inteligente é o que está em curso na cidade de São Paulo com relação à iluminação pública, segundo explica o diretor-geral da Telemont Engenharia, João Lara: “Quando queimar a lâmpada, você vai ficar sabendo remotamente a partir do centro de monitoramento e poderá enviar equipe a campo para trocá-la; não será necessário ninguém no local avisar a respeito disso”. Esse é primeiro passo de cidade inteligente, diz ele.

Avanço no campo
Nova tecnologia capaz de reduzir em até 50% o tempo no melhoramento genético de eucalipto é uma das novidades da Agrishow 2016 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que será realizada de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto, no Interior paulista. Trata-se de chip, a ser apresentado pela Embrapa, desenvolvido com base em dez espécies de eucalipto bastante utilizadas no mundo. A vantagem principal é a possibilidade de reduzir o tempo utilizado no melhoramento genético, que atualmente varia de nove a 18 anos, para seis a nove anos. Isso é possível pelo fato de o chip permitir ao produtor plantar apenas espécies selecionadas com as características que ele procura, relacionadas à produtividade, crescimento, tolerância à seca e resistência a doenças, por exemplo. Com isso, o produtor consegue pular etapas no processo de melhoria genética.

Irrigação
A Embrapa promete novidades também em equipamentos. Um deles é irrigador solar automático que dispensa o uso de eletricidade e ainda pode ser feito com materiais reutilizados. Poderá ajudar pequenos produtores e jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento. Para tanto, utiliza princípio da termodinâmica segundo o qual o ar se expande quando aquecido. Ainda na área de irrigação, será apresentado conjunto de sensores que são capazes de garantir maior economia de água no campo. Eles identificam quando a planta necessita de água e acionam, automaticamente, o sistema de gotejamento, evitando irrigação desnecessária, excesso ou falta de água.

Direitos humanos
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir a construção de sistema e de plano estadual de direitos humanos. O presidente da comissão, Carlos Bezerra Jr. (PSDB), disse que a discussão dos direitos humanos neste momento “se reveste de simbolismo 100 vezes maior perante as ameaças atuais a esses direitos” e que a questão está acima de disputa político-partidária. O Plano Estadual de Direitos Humanos, de 1997, estaria defasado, segundo os deputados. A ideia é começar grupo de trabalho para atualizá-lo de acordo com os novos desafios.

Obesidade infantil
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Obesidade Infantil da Assembleia Legislativa convidará especialistas para que expliquem as causas e tratamentos da obesidade infantil. Entre os convidados estão Alexandre Kruel Jobim, presidente da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), Márcia Regina Vitola, doutora em Nutrição, e Vera Lúcia Perino Barbosa, doutora em Obesidade Infantil e presidente do Instituto Movere, que previne e trata a obesidade em crianças e adolescentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;