Setecidades Titulo
Acesso ao metrô ainda é deficiente
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
22/01/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


O metrô está mais perto do Grande ABC, mas continua difícil chegar à estação mais próxima da região, a Tamanduateí. O percurso de ônibus dura, em média, 35 minutos. O problema é que, dependendo do horário, a espera pelo coletivo pode ser em vão.

Para chegar à estação, integrante da Linha-2 Verde, os moradores do Grande ABC têm três opções: a Linha 018 Santo André (Príncipe de Gales) - São Paulo (Tamanduateí), a 047 Santo André (Vila Palmares) - São Paulo (Tamanduateí) e a 562 São Caetano (Jardim São Caetano) - São Paulo (Tamanduateí).

Segundo informações da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia as linhas de ônibus intermunicipais, a 018 opera com intervalos de 60 minutos, a 047 a cada 15 minutos e a 562, 35 minutos.

A equipe do Diário esteve no ponto final da linha 018 - Príncipe de Gales-Tamanduatei - e tentou embarcar em um carro com destino à estação do metrô por volta das 14h. No entanto, um fiscal da Vipe (Viação Padre Eustáquio), empresa que opera a linha, informou que o próximo carro só sairia às 16h40. O funcionário contou que nesse trajeto há apenas um carro, que circula das 5h às 9h e das 16h40 às 21h. "O movimento caiu pelo menos 50% no início deste ano, até porque estamos em época de férias", explicou.

A única das três linhas que está operando normalmente é a 047, da Viação Tucuruvi, que sai da Praça Áurea, na região da Rua Afonsina, em Santo André. O carro sai de 20 em 20 minutos e costuma chegar ao seu destino em 35 minutos.

Já na Estação Tamanduateí do Metrô, um fiscal da EMTU que não quis se identificar informou que a Linha 562 está operando apenas pela manhã. O funcionário, que fica na estação das 10h às 16h, disse que a última partida da linha no dia de ontem tinha sido por volta das 11h. "A Linha 047 já existia, mas ia até São Caetano. Agora faz até a Estação Tamanduateí. Essas linhas que estão em implantação, muitas vezes vão e voltam sem pegar nenhum passageiro", explicou o fiscal, que fez fiscalização também das catracas desses ônibus.

Moradores preferem ir para a Estação Sacomã do Metrô 

Por conta da semelhança entre os itinerários das linhas 018 e algumas que vão à Estação Sacomã do Metrô, muitos usuários estão preferindo ir até um pouco mais longe para não ter de ficar plantados nos pontos de ônibus. A Linha 047 não é uma opção para quem vai à Avenida Goiás, já que o coletivo vai à Capital pela Rua Visconde de Inhaúma.

A equipe do Diário esteve na Estação Tamanduateí durante duas horas e somente carros da Linha 047 foram vistos. Às 17h15, um ônibus da 018 encostou. "Até a Goiás, não pego praticamente ninguém. O movimento de lá em diante depende do (ônibus) Sacomã. Se passar antes de mim, o pessoal já pega, porque passa mais", disse o motorista.

A esteticista Eloá Carrasco, 32 anos, pega ônibus na Goiás e usa da tática. "O que passar primeiro, eu pego."

O fiscal da EMTU explicou que, como a integração Metrô-CPTM é gratuita na Estação Tamanduateí, muitas pessoas vão de metrô até o Sacomã e, de lá, utilizam o serviço da Ponte Orca, que os transporta gratuitamente. "Depois das 17h, o movimento é intenso. Já contei 500 pessoas na fila."

O metrô informou que a estação está em fase de testes e que não há previsão para o fim da operação assistida. As empresas de ônibus não responderam sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;