Setecidades Titulo Infraestrutura
Ponte na Av.dos Estados será aberta na segunda-feira

Passagem sobre o Rio Tamanduateí em Santo André está fechada desde fevereiro

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A ponte na Avenida dos Estados em frente à Avenida Antônio Cardoso, em Santo André, será reaberta para o trânsito na madrugada de segunda-feira. A passagem sobre o Rio Tamanduateí foi fechada em fevereiro, depois que a estrutura foi danificada pela força da água. A reconstrução começou em março e custou R$ 5,1 milhões à Prefeitura.

A entrega será feita dentro do prazo prometido pelo município. Quando os serviços foram iniciados, no dia 13 de março, o Executivo havia prometido concluir os reparos em seis meses – período que iria expirar daqui a três semanas. O prefeito Carlos Grana (PT) fará hoje, às 11h, a última vistoria no local.

A interdição da ponte, cujo trânsito era feito no sentido Centro, provocou transtornos na região do bairro Santa Terezinha. O transporte coletivo foi fortemente afetado, já que a passagem fazia parte do itinerário dos trólebus do Corredor ABD (Jabaquara/Brooklin/São Mateus).

Com o bloqueio, os coletivos passaram a circular de forma improvisada na outra ponte, localizada a cerca de 50 metros da passagem danificada e que originalmente era usada para veículos que seguiam no sentido bairro. Para que os trólebus em direção ao Centro pudessem passar, a via passou a ter mão dupla.

Por conta das dificuldades na ligação do Centro com o 2º Subdistrito, muitos motoristas optaram por cruzar o rio pelo Viaduto Antônio Adib Chammas, que ficou ainda mais congestionado. O fechamento também provocou transtornos para quem transitava no sentido Mauá e utilizava a ponte para fazer retorno. A volta à pista contrária passou a ser feita a 1,6 quilômetro dali, na altura da Avenida André Ramalho.

No sentido contrário, o retorno deslocado para ponte nas proximidades do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André). Outra opção era utilizar as vias do bairro Santa Terezinha para acessar o Viaduto Adib Chammas.

DESCASO

A queda da ponte na Avenida dos Estados evidenciou a falta de manutenção nas pistas sobre o Rio Tamanduateí. Em dezembro de 2011, a pedido do Diário, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, Luiz Augusto Moretti, vistoriou os dois pontilhões na altura da Avenida Antônio Cardoso. O especialista constatou risco iminente de queda. Na época, a administração do prefeito Aidan Ravin (PTB) afirmou que cabia ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) cuidar das estruturas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;