Economia Titulo
Taxa de desemprego caiu para 9,8% em outubro
Por Do Diário OnLine
23/11/2006 | 10:50
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) recuou de 10% para 9,8% em outubro, atingindo o menor nível desde janeiro, segundo números divulgados nesta quinta-feira. No mês passado, o contingente de desempregados foi estimado em 2,2 milhões de pessoas.

Segundo o levantamento, o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho foi calculado em 20,7 milhões em outubro, praticamente estável em relação ao mês anterior. Já na comparação com outubro de 2005, o IBGE anotou um crescimento de 2,9% na ocupação, o correspondente à entrada de 580 mil pessoas no mercado.

Considerado os ramos de atividade, o "Comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis" respondeu por 19,7% da população ocupada. Em seguida vieram a "Indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás" (17,7%); "Outros serviços" (17,1%); "Educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social" (15,4%); "Serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira" (14,2%); "Serviços domésticos" (8,2%); e "Construção" (7,1%).

Rendimentos – O rendimento médio pago em outubro foi de R$ 1.046,50, apresentando uma alta de 1,2% em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2005, a recuperação foi ainda maior, de 5,4%.

No enfoque regional, em relação a setembro, houve recuperação nas Regiões Metropolitanas de Recife (5,3%), Salvador (1,3%), Rio de Janeiro (0,8%) e São Paulo (1,4%).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;