Economia Titulo
Contas de janeiro: pegar crédito é inviável
Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
06/01/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


De olho nos gastos de início de ano dos consumidores, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Impostos Predial e Territorial Urbano) e matrículas escolares, instituições financeiras lançam no mercado linhas de crédito exclusivas para essas despesas.

Com juros mensais que variam de 2,85% a 7,10%, muitas vezes os produtos são mais onerosos do que o crédito pessoal já existente no banco.

Economistas orientam que o consumidor pesquise bem todas as taxas e serviços existentes no mercado antes de entrar em um empréstimo.

Os menores juros encontrados atualmente são da Caixa Econômica Federal, com taxas médias para empréstimo pessoal de 4,49% ao mês, segundo pesquisa feita pelo Procon-SP em dezembro. A taxa mais alta naquele mês, segundo o levantamento da entidade, foi encontrada no banco Itaú, a 5,92% ao mês.

Os juros da linha de crédito da Caixa para crédito pessoal são de 0,92% a 3,88% ao mês, com prazo de 72 meses de pagamento. O Santander trabalha com taxa única de 2,85% ao mês. O pagamento pode ser feito em até 24 parcelas.

ENCARGOS - Além de se preocupar com as taxas de juros, os consumidores também devem estar cientes de outros tipos de cobranças, de acordo com o professor de mercado financeiro da Trevisan Escola de Negócios Alcides Leite. Eles são a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) – que sofreu aumento de 1,5% para 3,38% neste ano –, entre outros.

“O governo e as prefeituras oferecem formas de parcelamento mais vantajosas do que os serviços oferecidos pelos bancos”, disse. No Grande ABC, o IPTU poderá ser parcelado de dez a 12 vezes, de acordo com cada cidade. Já o governo estadual permite que o IPVA seja pago em até três vezes.

“O empréstimo bancário é a última opção que deve ser pensada”, disse o consultor financeiro Cláudio Carvajal. Segundo ele, em caso de contas escolares, os consumidores podem tentar fazer acordos com as instituições de ensino, como pagar matrículas em duas vezes, antes de ir direto aos bancos em busca de empréstimo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;