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Acidentes em pedágios são tema na Assembleia
Por Wilson Marini
Da APJ
04/04/2016 | 07:00
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O diretor de operações da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Alberto Silveira Rodrigues, admitiu à Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa a existência de falhas na gestão e operação do sistema de cobrança automática em pedágios nas rodovias estaduais. Ele expôs os números e providências que estão sendo tomadas, depois que os deputados questionaram aspectos relacionados à ocorrência de acidentes entre usuários do sistema. Rodrigues disse que os problemas atingem 2,06% do volume total de trânsito nas estradas pedagiadas. Uma parte seria devido a tags sem crédito por inadimplência, com defeito, mal instaladas ou não instaladas. Outra causa seria o desrespeito à velocidade máxima de 40 km/h e da distância mínima entre os veículos. Mas, por outro lado, há que se aperfeiçoar a manutenção dos equipamentos nos pedágios e perseguir melhoria na sinalização e segurança das praças.

Evasão
Os acidentes mais graves estão, segundo ele, estão vinculados à evasão do pedágio por parte de usuários. “Quando há elevação de evasão, aumenta o número de acidentes”, disse. Muitos motoristas estranham os alertas em painéis nas rodovias sobre a punição com pontos na CNH em casos de evasão, mas desconhecem as estatísticas. Somente em 2015, foram registrados 1.897.179 casos de evasão no sistema de pedágios no Estado. No mesmo ano, houve 72 acidentes nas cabines automáticas, com uma vítima fatal, e 88 nas cabines manuais, com três vítimas fatais. Dos acidentes em cabines, 27% foram causados por choque na cancela.

Responsabilidade
O deputado Roberto Morais (PPS) opinou que é da responsabilidade da concessionária exigir das operadoras do sistema de cobrança automática que informem e orientem os usuários sobre a necessidade de troca dos equipamentos. Alguns integrantes da comissão acreditam que o modelo de concessão que embasa os serviços de cobrança de pedágios precisa ser revisto.

Perfil
No Estado, existem atualmente 148 praças de pedágio e 1.496 cabines de cobrança, sendo 899 manuais, 404 eletrônicas e 193 mistas. O sistema automático de arrecadação de pedágio é utilizado por cerca de 3,5 milhões de clientes, possuidores de um total de 4,2 milhões de tags. Quatro empresas operam o serviço, que passou a contar recentemente com um sistema novo de adesivos, o sticker.

Como atrair investimentos
Cerca de 180 gestores e técnicos municipais, representando 80 municípios do Interior Paulista, participaram na semana passada, na Capital, de série de palestras e treinamentos promovidos pela agência oficial Investe São Paulo. Objetivo: descobrir como atrair investimentos privados. Se a crise econômica e política é uma realidade que atinge a maioria, a outra face da moeda é que as prefeituras não podem ficar paralisadas diante das dificuldades. Como sair à luta em busca de projetos que possam alavancar a arrecadação municipal e a geração de emprego locais? Frase do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós: “A repercussão foi muito positiva e já traz resultados que vão representar mais investimentos e empregos para São Paulo”. Sérgio Costa, diretor da agência, sinalizou que uma das metas do encontro é a redução da burocracia no ambiente de negócios do Estado.

Atratividade
Os participantes conheceram a “Área das Prefeituras”, ferramenta de interação entre a agência e municípios que passou recentemente por reformulações de layout e de plataforma de hospedagem. Por meio desse portal, as cidades podem cadastrar terrenos e galpões disponíveis, disponibilizar informações de interesse dos investidores, como plano diretor, legislação ambiental e legislação tributária, e mapear investimentos e empresas instaladas nas cidades.

O que é
A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos. Fornece gratuitamente informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura. Prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no Exterior estão entre as suas atribuições. Desde 2015, a agência cuida também do incentivo às exportações dos produtos paulistas, o gerenciamento de parques tecnológicos e o apoio às pequenas e médias empresas.




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