D+ Titulo
Cuidados com a pele no verão
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
13/01/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Sol em excesso é sinônimo de problemas, principalmente com a pele. Os raios ultravioletas, se não forem bloqueados no período em que atuam com mais força, podem ocasionar o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer. Por isso, todo cuidado é pouco.

O dermatologista José Antonio Martinez Germano, de Diadema, diz que se a pessoa tiver a cútis clara é recomendado usar, no mínimo, protetor solar de fator 30. “E passar por todo corpo, em média 30 minutos antes de se expor ao sol.” O produto dura aproximadamente duas horas. Por isso, deve ser passado continuamente para fazer efeito.

Outra recomendação é que a alimentação seja balanceada: frutas, verduras e muita água. Os nutrientes provenientes desta dieta, segundo Germano, ajudam a manter a pele hidratada e saudável.

Problemas - O grande pecado no verão é que muitos querem tomar o sol de um ano inteiro em um dia só. Essa atitude pode resultar em queimaduras de até terceiro grau. Nestes casos, o melhor é procurar um médico.

“Ficar à mercê do sol no seu período mais crítico, que é das 10h às 16h, traz muitos problemas, inclusive o câncer”, explica.
 
Dados - O número de casos novos de câncer de pele não melanoma (não maligno) estimados para o Brasil no ano de 2008 é de 55.890 entre homens e de 59.120 nas mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 59 casos novos a cada 100 mil homens e 61 para cada 100 mil mulheres. No País, o câncer de pele continua sendo o tipo mais incidente para ambos os sexos. Sua letalidade é considerada baixa, porém em alguns casos onde há demora no diagnóstico esse câncer pode levar a ulcerações e deformidades físicas graves.

Fonte: INCA (Instituto Nacional de Câncer)

Dicas:
- é recomendável a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia.
- diminua o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e refrigerantes. Este último provoca o aparecimento de estrias.
- as verduras são boas fontes de vitamina e ajudam na hidratação, inclusive as verde-escuras.
- legumes na cor amarela, como a cenoura, estimulam a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele. O efeito só acontece, no entanto, se a ingestão for feita algumas semanas antes da exposição ao sol.
- o uso de protetor solar deve ser igual ou superior ao fator 15, até em dias em que não há sol.
- evite a ingestão de alimentos salgados – salgadinho, presunto, salsicha, enlatados – porque o sal estimula a retenção de líquidos.
- frutas ricas em nutrientes também ajudam na saúde da pele: melancia, melão, laranja e tomate.
- sempre que se expuser ao sol, após o banho, passe um hidratante apropriado para a sua pele. Ele ajudará a diminuir o ressecamento da pele.
- evite frutas ácidas como mexerica, limão e laranja antes de ir à praia ou piscina. O suco em contato com a pele e aquecido pelo sol pode provocar queimaduras graves.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;