Setecidades Titulo NASCENTES
Nascentes do Tamanduateí estão em estado preservado

Dentro da Gruta Santa Luzia, em Mauá, nascentes do rio revelam água de ótima qualidade

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
05/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Onde tudo começa, situação extremamente favorável. As duas nascentes do Rio Tamanduateí, localizadas dentro da Gruta Santa Luzia, em Mauá, têm suas águas avaliadas com qualidade ótima. O fato foi constatado em expedição coordenada pela bióloga e professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Marta Ângela Marcondes, em parceria com o Diário, e que foi iniciada no dia 25 de maio, no município mauaense. Além da docente, participaram também da ação as pesquisadoras Nathalia Costa Ponce, 19 anos, e Mayara Fernandes Quaglio, 20, ambas estudantes da USCS.

Segundo Marta, no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, há, pelo menos, cinco nascentes do Tamanduateí, mas grande parte está em local de difícil acesso.

Ao adentrar a gruta, vê-se os pontos de água cristalina. Marta e sua equipe colheram as amostras e, ali mesmo, já fizeram um teste rápido para uma primeira constatação da situação da água, que deixou o grupo satisfeito.

A avaliação final confirmou a primeira impressão. Na mina um, o OD (Oxigênio Dissolvido), que indica quanto há de oxigênio na água, atingiu 10 mg/l e na mina dois, 8,5. “Esses números mostram a total capacidade de vida nos corpos d'água”, comemorou a professora.

Já o pH (Potencial Hidrogeniônico) – que pontua a acidez, neutralidade ou alcalinidade – registraram índice de 5,5 e 5,7, respectivamente, o que significa uma condição mais ácida. “Se pode inferir que esse nível de maior acidez é causado pelo tipo de rochas que a cerca”, explica a pesquisadora da USCS.

Para a obtenção dos resultados foi levado em consideração a resolução 357/05 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).


Município de Mauá possui em sua área diversos afluentes do rio

No território mauaense, como principais contribuintes da sub-bacia do Rio Tamanduateí destacam-se, pela margem esquerda, os córregos Barroca/Pedra Branca e Taboão, que nascem respectivamente no Sertãozinho e no Jardim Primavera, ambos próximos à divisa com o município de Ribeirão Pires.

O córrego Taboão recebe o Barroca na altura da Vila Assis Brasil, seguindo paralelo à Avenida Papa João XXIII, até desaguar no Rio Tamanduateí, no Jardim Rosina. Ambos drenam o sul do município, seguindo em direção ao norte, recebendo, além dos esgotos domésticos, efluentes de indústrias do Sertãozinho.

Ainda como contribuinte do Rio Tamanduateí, o córrego Capitão João nasce na Vila Morelli, correndo canalizado em grande parte ao longo da ferrovia, até encontrar o Rio Tamanduateí no Jardim Rosina.

Pela margem direita, o córrego Corumbê é o mais importante, drenando os bairros Alto da Boa Vista, Jardim Paranavaí, Vila Magini e Jardim Zaíra, na porção norte da cidade, até o Jardim Rosina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;