Cultura & Lazer Titulo Cinema
Dificuldades sobre rodas
Por Bianca Daga
Especial para Diário do Grande ABC
22/11/2010 | 07:23
Compartilhar notícia


 

Quem gosta de skate, terá prato cheio no cinema a partir de sexta-feira, quando estreia o documentário Vida Sobre Rodas. Com direção do ex-skatista Daniel Baccaro, o longa metragem é o primeiro produzido no Brasil sobre a modalidade.

O filme é baseado nas carreiras dos quatro maiores ídolos nacionais da atualidade: Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias. A produção tem como objetivo demonstrar a trajetória do skate no País nos últimos 26 anos, abordando principalmente a transição de um esporte marginalizado até se tornar o segundo mais praticado em território nacional - perdendo apenas para o futebol.

Nas décadas de 1970 e 1980, o cenário não era nada favorável a seus praticante. Sem pistas específicas, equipamentos adequados e apoio, os skatistas aceleravam em cima das rodinhas nas ruas.

"As pessoas conhecem a gente hoje, mas não sabem por tudo o que nós e o skate em geral já passou no Brasil. Por isso, o objetivo é justamente mostras as crises, dificuldades e proibições que o esporte precisou superar", adiantou Sandro Dias, o Mineirinho.

O andreense avaliou qual, em sua opinião, é o diferencial do documentário, que deve atrair o público para as telonas de todo o País. "A grande sacada é que praticamente não usamos filmagens atuais. Acredito que foram três dias de filmagens, no máximo. O longa foi construído em cima de imagens do meu arquivo pessoal, assim como do Bob, do Cristiano e do Lincoln. A ideia do projeto não era fazer um panorama atual de uma trajetória antiga", destacou o pentacampeão mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;