Política Titulo Amazônia
Lula convida para reunião prefeita que 'zerou' queimadas
Por
21/06/2009 | 07:09
Compartilhar notícia


À frente de uma coligação rara, que reúne os adversários federais PT e PSDB, além de seu partido, o PDT, e o PR do governador do Estado, Blairo Maggi, a prefeita de Alta Floresta, Maria Isaura Dias Afonso, surpreendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sábado no lançamento do programa de regularização das posses de até 1.500 hectares na Amazônia.

Ela reduziu a quase nada as queimadas no município depois que criou brigadas anti-incêndio. Como Lula pretende fazer uma reunião nos dias 15 e 16 de julho com prefeitos e governadores da Amazônia, justamente para tratar do combate às queimadas, o presidente a convidou para falar de sua experiência. Aos 64 anos, Isaura está em seu segundo mandato - ela foi reeleita com 51% dos votos. É seu único cargo eletivo.

A criação das brigadas não foi a única ação da prefeita que entusiasmou Lula. Desde que assumiu, Isaura deu início a uma campanha educativa e de resgate da cidadania para que os motoristas respeitassem a faixa de pedestres. Deu certo. Hoje, as faixas são dos pedestres e os motoristas têm orgulho de respeitá-las.

Alta Floresta tem 33 anos. Já não se parece mais com uma típica cidade de avanço da fronteira Oeste. As ruas são largas e asfaltadas, a água é tratada e há uma rede de esgoto que beneficia toda a área central. A empresa que cuida do Saneamento Básico é privada e tem a concessão da prefeitura para explorar o serviço.

Maria Isaura mudou-se de Campo Grande (MS) para Alta Floresta há 25 anos. Era funcionária da Caixa Econômica Federal. Junto com o marido, montou um posto de gasolina e comprou 240 hectares, no distrito de Carlinda. Hoje, o velho distrito se emancipou.

Na fazenda, Isaura cria bovinos, ovinos e caprinos. Ela aproveitou a presença do presidente para pedir incentivos a um frigorífico de pequenos animais e se queixa por Alta Floresta estar na lista dos 43 maiores desmatadores do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;