Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Ação social leva Saúde ao Pq.América

Diário do Grande ABC nos Bairros estará amanhã em escola de Rio Grande da Serra

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O Parque América, em Rio Grande da Serra, concentra 5.500 habitantes, que têm à disposição apenas uma Unidade Básica de Saúde com clínico geral para prestar atendimento médico à comunidade carente. Quando há necessidade de visitar o pediatra ou em casos graves, por exemplo, a solução é buscar alternativas nas cidades vizinhas, como Ribeirão Pires.

Insatisfeita com a situação, a dona de casa Suelen da Silva, 18 anos, pretende se mudar com o marido e o filho de 8 meses, provavelmente para Mauá. "Aqui a gente não tem muita oportunidade, então prefiro uma cidade maior, onde tenha assistência mais fácil para meu filho", diz. A jovem conta ainda que parou de estudar no 2º ano do Ensino Médio para se casar. "Engravidei logo também, e agora virei dona de casa", destaca.

Uma das moradoras mais conhecidas pelo bairro é a dona de casa Conceição de Almeida Pinto, 72, famosa pela venda de salgados. "Nem preciso sair por aí oferecendo. O pessoal me procura em casa para fazer encomenda e já tenho os clientes fiéis", comenta a moradora do Parque América há 20 anos.

Segundo ela, ter se mudado de Santo André para o bairro só trouxe benefícios, inclusive para a saúde. "Por incrível que pareça, todas as vezes que preciso ir ao posto médico sou bem atendida", comenta Conceição. A dona de casa ressalta que havia apenas dois vizinhos quando chegou ao local. "Aqui era só barro, aos poucos foi chegando luz e mais pessoas", lembra.

SERVIÇOS

Amanhã, os moradores do Parque América poderão aproveitar série de atividades na área da Saúde, com a realização de mais uma edição do Diário do Grande ABC nos Bairros. Haverá atendimento médico até as 12h com ginecologista e clínico geral, além da possibilidade de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e exame papanicolau.

A partir das 11h, estão programadas caminhada e aula de ginástica com professores de Educação Física. Os interessados poderão receber vacina contra a gripe, atendimento odontológico e orientações sobre o índice de massa corpórea.

Durante o dia, será possível realizar cortes de cabelo, receber assistência jurídica, obter informações sobre banco de empregos, solicitar carteira de trabalho e atendimento do Procon. Para a criançada haverá roda de leitura, pintura de rosto e escultura de balão, entre outros.

A ação será realizada na Emeb Recanto Infantil Madre Maria de Jesus, na Rua Marechal Rondon, 1.111, das 10h às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;