Esportes Titulo Corrida
Suplementação
conquista espaço

Com a função de repor nutrientes, está disponível em diversas variações, da cápsula ao gel

Por Dérek Bittencourt
05/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Água e dieta balanceada são fundamentais para bom rendimento antes, durante e depois dos treinos e das corridas, mas existe um terceiro item que vem ganhando espaço nas prateleiras e no gosto dos esportistas: os suplementos alimentares.

Independentemente dos diversos tipos de suplementos, seja em cápsula, pó, líquido ou gel, a principal intenção de adotar a prática é repor nutrientes por absorção, seja lenta, média ou rápida. Isotônicos, multivitamínicos, termogênicos, antioxidantes, proteínas, gel de carboidrato e barras protéicas são os mais indicados para os praticantes de corrida e especialistas recomendam a utilização, mas desde que de forma controlada.

“O ideal é que, primeiramente, se procure profissionais, como nutricionista e professor de Educação Física. Cada pessoa tem uma quantidade certa para consumir e um profissional pode recomendar a melhor maneira de fazer isso, porque existem diversos tipos de suplementos, para diversos momentos e utilidades”, explicou o fisiologista do esporte Fernando Carvalho.

É comum se ver durante o aquecimento ou pouco antes da largada, bem como no decorrer das provas, atletas fazendo uso de pequenas embalagens ou sachês contendo o chamado gel de carboidrato, que de fato auxilia no desempenho e na recuperação dos músculos. “Ele tem absorção mais rápida. Tem vitaminas que ajudam na absorção (de líquidos) e alguns têm BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada), que aumenta a resistência e não deixa ter muita perda”, destacou o especialista que, no entanto, indica outro tipo de utilização. “Durante a atividade é melhor um suplemento de absorção lenta ou média, porque conforme a pessoa corre, vai absorvendo. Já após o exercício, o melhor é algo que tenha ação rápida, para recuperação. A mesma receita vale para a proteína”, afirmou.

Existe grande variedade de sabores do gel de carboidrato, como chocolate, açaí, laranja, frutas vermelhas, baunilha, limão e banana. Mesmo assim, a utilização do gel não é unanimidade. “Muitos não consomem por causa do gosto ou porque a recomendação é tomar gelado e, na maioria das vezes, a distribuição antes da prova faz com que o produto esteja quente.”

Para aqueles que percorrem distâncias maiores, como os maratonistas, ou visam alto rendimento, o especialista recomenda ainda o uso de bicarbonato de sódio. “Aumenta a resistência aeróbia do atleta e ajuda a percorrer tanto maiores distâncias quanto menores em velocidade mais rápida. Mas é necessário que alguém indique a utilização, porque cada um tem porção correta para usar”, concluiu Fernando Carvalho.


Número de inscritos atinge 1.500, metade da cota disponível

Ainda faltam 11 dias para o início do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, mas já foram alcançadas 1.500 inscrições. Somente ontem, mais de 80 pessoas confirmaram presença, sendo que 612 disputarão as sete etapas do torneio promovido pelo Diário, com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e organizado pela Federação Paulista de Atletismo.

As vagas ficam abertas até o dia 12 no www.dgabc.com.br e no www.ativo.com ou retirando a ficha no Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André.

O circuito faz parte das comemorações pelos 55 anos do jornal, celebrados em maio, e começa no dia 16 com a etapa em São Caetano e terá percursos de cinco (caminhada) e dez quilômetros (corrida). Na sequência, Rio Grande da Serra, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo, Diadema e Santo André recebem a prova.

Considerada um dos principais circuitos de São Paulo, a competição do Grande ABC foi incluída pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, José Auricchio Júnior (PTB), ex-prefeito de São Caetano, no calendário oficial paulista. A iniciativa tem por fundamento incentivar outras localidades a organizarem competições semelhantes, impulsionando ainda mais a corrida de rua, um dos esportes que mais crescem no Brasil.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;