Esportes Titulo
Helen nao vai para a WNBA e assina com o Paraná
Por Do Diário do Grande ABC
15/05/1999 | 13:51
Compartilhar notícia


O fato de nao falar inglês fluentemente afastou a armadora Helen Luz, de 26 anos e 1,70 metro, da Women's National Basketball Association (WNBA), a versao feminina da NBA dos Estados Unidos. Desfeita a possibilidade de seguir para o basquete norte-americano, Helen assinou contrato com o Paraná Basquete, time da gerente Hortência, para a próxima temporada. Helen disse que a equipe vai disputar o Campeonato Paulista por Sorocaba e o Campeonato Nacional pelo Paraná.

Silvinha, a irma de Helen renovou com o Paraná. Se as duas, que sao jogadoras da categoria A no ranking do basquete feminino, vao ficar no Paraná a pivô Marta deve sair. Marta também é A e cada equipe só pode ter duas atletas dessa categoria. Helen e Silvinha estao com a seleçao brasileira, em Havana, Cuba, onde disputam o Pré-Olímpico Feminino de Basquete, que classifica três países para a Olimpíada de Sydney, no ano 2000. O Brasil faz a semifinal, contra o México, neste domingo, às 19 horas (de Brasília), no ginásio Ciudad Deportiva de Havana, com transmissao da Globosat/SporTV. Na outra semifinal Cuba vai enfrentar o Canadá.

Brasil e Cuba, as únicas seleçoes que terminaram a fase de classificaçao invictas, com três vitórias cada uma em seus grupos, sao as favoritas para fazer a final, segunda-feira. Os vencedores asseguram as vagas olímpicas. O Brasil venceu Porto Rico (102 a 56), Venezuela (83 a 48) e o Canadá (72 a 66). Cuba ganhou do México (76 a 42), a República Dominicana (126 a 51) e a Argentina (81 a 55).

Neste sábado, dia de folga no Pré-Olímpico, o técnico Antônio Carlos Barbosa acompanhou as jogadoras e um passeio por Havana. "Só precisamos tomar cuidado para nao gastar muito porque aqui para os estrangeiros a moeda é o dólar", contou Helen, observando que o minuto no telefone em uma chamada internacional custa US$ 6,00 no hotel Neptuno Triton.

Irmas - Depois do Pré-Olímpico, Helen continuará com a seleçao brasileira, diferente de Janeth e Alessandra que seguirao para a WNBA. Helen vai disputar os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em julho e agosto. No torneio de clubes, Helen voltará a jogar com as irmas Silvinha e Cíntia, como em 1994 quando as três defenderam a Ponte Preta, de Campinas. Em 1995 e 1996 Helen jogou com Silvinha, em Americana.

A armadora tinha mesmo convite do Houston Comets para jogar ao lado da ala Janeth, mas nao conseguiu fechar o contrato por nao preencher a exigência da liga para atletas de sua posiçao. "Embora o clube precisasse de uma armadora, por ter a funçao de comandar a equipe a WNBA exige que a atleta fale bem inglês", explicou Helen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;