Internacional Titulo
Visita de Aznar ao Iraque era inevitável, diz imprensa
Da AFP
21/12/2003 | 10:38
Compartilhar notícia


A viagem surpresa realizada no sábado pelo chefe do governo Espanhol, José Maria Aznar, ao militares de seu país mobilizados no Iraque, era um gesto inevitável por causa do compromisso de Madri no conflito iraquiano, avaliou neste domingo a imprensa espanhola.

O editorialista do jornal El País, ligado aos socialistas, informou que a viagem "parecia tão inevitável como em harmonia com a magnitude de sua aposta no país ocupado".

Aznar, ardoroso defensor de Washington no conflito iraquiano, "fez no Iraque a aposta mais importante em matéria de política exterior. Deve-se esperar que estas sejam as últimas festas de fim de ano em que nossas tropas tenham que ser reconfortadas em um cenário tão errado como o iraquiano", conclui.

Para o jornal El Mundo, "Aznar imita Bush e chega no Iraque de surpresa. Contudo, apesar de uma certa semelhança de sua visita com a de Bush e ainda que este jornal tenha criticado sua estratégia de guerra e o pós-guerra iraquiano, temos que reconhecer a sensibilidade humana e política mostrada pelo presidente ao ir a Diwaniya nas vésperas do Natal."

O diário La Vanguardia (democrata-cristão) informou que "é evidente que as datas especiais em que nos encontramos tornam oportuna esta visita" e acrescentou que "a oportunidade da visita, contudo, não impede em considerar que o polêmico envio de tropas espanholas ao Iraque não conta com o apoio da imensa maioria da opinião pública espanhola, que continua acreditando que esta guerra foi injusta e desnecessária".

O ABC, próximo ao governo, disse que a visita de Aznar é "a lógica conclusão da posição defendida pelo presidente do Governo e do papel exercido por nosso país na coalizão de nações que apoiaram e participaram na queda de Saddam Hussein".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;